Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MG: flor-cadáver surpreende ao florescer em "apenas" 2 anos

14 dez 2012 - 14h35
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma flor-cadáver voltou a florescer após dois anos e surpreendeu o Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. "Em alguns casos é 5 anos, outros é 10 anos. No nosso caso foi dois anos", diz Letícia Aguiar, bióloga e gerente do Jardim Botânico, sobre a demora para a segunda floração.

O que mais chama a atenção na flor-cadáver é o seu cheiro - ou fedor - característico
O que mais chama a atenção na flor-cadáver é o seu cheiro - ou fedor - característico
Foto: Divulgação

Letícia explica que a primeira flor demora de 10 a 12 anos para aparecer, já que antes a planta precisa produzir seu "bulbo" (túbera) embaixo da terra. No caso do exemplar do Inhotim, ele tinha cerca de 20 kg. Ela explica ainda que, visualmente, ela lembra um copo-de-leite, pois é da mesma família.

 
Segundo o jardim botânico, o último florescimento, em 15 de dezembro de 2010 - o primeiro ocorrido na América Latina -, durou três dias e cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local somente para ver o fenômeno. 
 
Duas coisas chamam a atenção na planta, e a primeira não é o visual: o cheiro - ou fedor - que ela exala e lhe dá o nome de "cadáver". O odor serve para atrair insetos. Outro detalhe interessante é o tamanho da flor - considerada a maior do mundo. Na verdade, ela tem uma inflorescência - um conjunto de flores em uma estrutura compacta.
 
"A planta é rara porque ela é endêmica, de uma região muito específica. Para você ter uma noção, ela ocorre só nas montanhas (...) na ilha de Sumatra, na Indonésia", explica Letícia.
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade