Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Italianos avançam na busca por tratamentos contra AME

Atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa rara

24 fev 2023 - 10h57
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores italianos avançaram na busca por tratamentos voltados a crianças com atrofia muscular espinhal (AME), doença degenerativa rara que afeta os neurônios motores.

Atrofia muscular espinhal afeta neurônios motores
Atrofia muscular espinhal afeta neurônios motores
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Um estudo publicado na revista Communications Medicine mostra que as formas mais graves da patologia são associadas a altos níveis de inflamação no sistema nervoso central, similares àquelas encontradas em pacientes idosos com Parkinson ou Alzheimer.

Dessa forma, aliar anti-inflamatórios ao tratamento farmacológico da AME pode aumentar sua eficácia. A pesquisa foi realizada pelas universidades dos Estudos de Nápoles Federico II e Luigi Vanvitelli, na Itália, e Columbia, dos EUA, em colaboração com os hospitais pediátricos Bambino Gesù, de Roma, e Giannina Gaslini, de Gênova.

"É amplamente aceito que não existe ainda uma cura de verdade para a doença", observa Alessandro Usiello, professor na Universidade Vanvitelli e idealizador do estudo.

"Por essa razão, a identificação de alterações específicas associadas à gravidade da patologia é fundamental, não apenas para a eficácia dos tratamentos, mas também para o desenvolvimento de novos medicamentos", acrescentou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade