Maior radiotelescópio do mundo já descobriu 800 novos pulsares

O radiotelescópio chinês FAST encontrou centenas de pulsares, objetos conhecidos por terem rotação rápida e emitirem jatos luminosos de seus polos

27 jul 2023 - 22h08
(atualizado em 28/7/2023 às 12h46)

O radiotelescópio FAST (sigla em inglês para Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope) identificou 800 novos pulsares desde o seu lançamento em 2016, segundo relatório publicado nessa semana.

Pulsares são uma classe de estrelas de nêutrons que, por sua vez, são um dos diversos tipos de remanescentes deixados quando uma estrela morre. Diferente das estrelas de nêutrons comuns, pulsares têm rotação rápida — muitos completam uma volta em apenas alguns milissegundos —, além de emitem jatos de seus polos.

Conforme o pulsar gira, o brilho dos seus jatos passa por instrumentos como o FAST de forma semelhante à luz de uma sirene ou um farol marítimo. Esses objetos são de grande importância, pois ajudam os astrônomos a medir distâncias de outros corpos celestes no universo.

Foto: Xinhua News Agency/Shutterstock / Canaltech

A detecção e observação desses objetos é uma das principais tarefas do FAST, que tem feito um ótimo trabalho em aumentar o catálogo de pulsares conhecidos. Em 2020, os relatórios mostravam que o observatório havia identificado 114 novos pulsares e, em 2021, ele bateu recordes de maior conjunto de rajadas rápidas de rádio identificadas.

Localizado na província de Guizhou, sudoeste da China, o FAST é o maior radiotelescópio de prato único do mundo, medindo 500 metros, em contraste com o prato do Observatório de Arecibo. Ele foi o segundo maior do mundo enquanto esteve em operação, e sua estrutura media 305 metros.

Fonte: Xinhua