PUBLICIDADE

Superfoguete de Elon Musk pousa no oceano e viraliza

Starship é essencial para realizar a visão ambiciosa de Elon Musk de colonizar Marte

9 jun 2024 - 06h45
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O foguete Starship da SpaceX conseguiu pousar com sucesso no Oceano Índico após um voo de teste, um grande marco no que se refere à visão de Elon Musk de tornar a humanidade uma espécie multiplanetária.
Superfoguete de Elon Musk pousa no oceano e viraliza:

O enorme foguete Starship da SpaceX conseguiu sua primeira queda controlada na água durante um voo de teste na quinta-feira (6 de junho), em um marco importante para o sistema protótipo que um dia poderá enviar humanos para Marte.

Fragmentos de destroços em chamas voaram da espaçonave enquanto ela descia sobre o Oceano Índico, a noroeste da Austrália, conforme mostrado em um vídeo dramático de uma câmera a bordo, mas, no final, ela se manteve intacta e sobreviveu à reentrada atmosférica.

"O Starship conseguiu chegar até um pouso suave no oceano!", escreveu o CEO da SpaceX, Elon Musk, no X. "Hoje foi um grande dia para o futuro da humanidade como uma civilização que viaja pelo espaço!"

Com seu design totalmente reutilizável, o Starship é essencial para realizar a visão ambiciosa de Musk de colonizar o Planeta Vermelho e tornar a humanidade uma espécie multiplanetária.

Enquanto isso, a NASA contratou uma versão modificada do Starship para atuar como o veículo final que levará astronautas à superfície da Lua sob o programa Artemis, ainda nesta década.

O próximo desafio é desenvolver um "escudo térmico orbital totalmente e imediatamente reutilizável", disse Musk, prometendo novos testes para aprender como fazer o Starship suportar melhor a entrada na atmosfera a cerca de 27.000 quilômetros por hora (quase 17.000 mph).

O Starship tem 397 pés (121 metros) de altura e seu propulsor Super Heavy produz 16,7 milhões de libras (74,3 Meganewtons) de empuxo, cerca de duas vezes mais poderoso que os foguetes Saturn V usados durante as missões Apollo.

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista e empreendedor, fundador de Homework e da agência de conteúdo e conexão Compasso, e mentor de profissionais e executivos. Saiba mais em andreforastieri.com.br

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade