Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espaço

ESO divulga imagem das "asas" da nebulosa da Gaivota

6 fev 2013 - 09h09
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem das "asas" da nebulosa da Gaivota. Segundo a organização, o registro foi feito pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que fica em La Silla, no Chile.

Observatório divulgou nova imagem de nebulosa feita por telescópio no Chile
Observatório divulgou nova imagem de nebulosa feita por telescópio no Chile
Foto: ESO / Divulgação

A Gaivota fica entre as constelações do Cão Maior e do Unicórnio, no céu austral. A nuvem de gás é formada praticamente só por hidrogênio, mas nuvens que se formam no seu interior emitem radiação ultravioleta intensa, o que faz com que a nebulosa brilhe intensamente. O vermelho na imagem é sinal de hidrogênio ionizado.

A Gaivota é formada, na verdade, por três nuvens: a do registro é a Sharpless 2-296 - as "asas"; a "cabeça" é a Sharpless 2-292; a Sharpless 2-297 constitui um pequeno nó na ponta da "asa" direita. Os nomes são do catálogo compilado pelo astrônomo americano Stewart Sharpless nos anos 50.

O registro mostra apenas uma pequena parte da nebulosa, mas chama a atenção a grande quantidade de estrelas jovens formadas em seu interior. Esses corpos fazem parte da região de formação estelar próxima CMa R1, que está repleta de estrelas e aglomerados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade