Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU completa 20 anos
A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), instância de discussão da Organização das Nações Unidas, cujos Estados-membros se reúnem a partir de segunda-feira em Hyderaband, Índia, surgiu em 1992 na Cúpula da Terra, celebrada no Rio de janeiro, simultaneamente com o tratado sobre mudanças climáticas.
O objetivo da CDB é a "conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes e a participação justa e equitativa nos benefícios que derivam do uso dos recursos genéticos".
Este marco jurídico sobre a biodiversidade reúne inúmeros organismos específicos encarregados de administrar a proteção das espécies, como os que se ocupam dos cetáceos, dos tubarões e de algumas espécies selvagens.A CDB tem 193 países-membros, além dos Estados Unidos, que aparece com o simples estatuto de observador.
A primeira sessão da Conferência das Partes, encarregada de adotar as decisões, foi realizada em 1994. A Conferência de Hyderabad, celebrada de 8 a 19 de outubro, será a décima primeira.
Em 2010, declarado pela ONU Ano Internacional da Biodiversidade, a CDB adotou o Protocolo de Nagóia, com o objetivo de repartir de forma mais justa os benefícios da utilização dos recursos genéticos entre países industrializados e países em desenvolvimento.O Protocolo de Nagóia poderá entrar em vigor em 2014.