Astronauta comandará programa de rádio direto da Estação Espacial
27 jul2012 - 16h36
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
O astronauta Joe Acaba será por duas horas o primeiro DJ de uma transmissão espacial da emissora Third Rock Radio, que será transmitida da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a 385 km da Terra.
Foto: Nasa / Divulgação
Acaba, 45 anos de idade e fã de rock'n'roll clássico, estreará na sexta-feira que vem, 3 de agosto, seu programa The Joe Show: New Rock from Space, segundo a Nasa. Descendente de porto-riquenhos, Acaba é hidrogeólogo e professor de matemática e ciências naturais em escolas de Ensino Médio.
De acordo com a Nasa, o astronauta que chegou à ISS no dia 17 de maio em uma nave russa Soyuz falará no show de suas experiências a bordo do laboratório que orbita a Terra. O Joe Show é uma mistura de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e arte e, de acordo com as informações da Nasa, "tudo isso no contexto de explorar os novos mundos da música".
"Desde as gravações lançadas a bordo da cápsula espacial Voyager e até as canções que acordavam os astronautas nas missões de naves, a Nasa e a música têm uma longa história juntas", declarou Acaba. "E como ex-educador também valorizo os vínculos entre a música e a matemática, um dos componentes centrais dos estudos científicos e que é crucial em meu trabalho como astronauta", acrescentou.
A Third Rock Radio nasceu graças a um acordo entre a Nasa e a RFC Media de Houston para despertar nos jovens americanos o interesse pela matemática, ciência e engenharia. A rádio pode ser acessada gratuitamente através do site site www.thirdrockradio.net.
A cápsula de carga não tripulada Dragon, da Space X, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira às 13h02 (horário de Brasília)
Foto: Nasa / Divulgação
A Dragon foi capturada com êxito pelo braço robótico da ISS, que orbita a 385 km da Terra
Foto: EFE
A imagem mostra a cápsula de carga Dragon sendo agarrada pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional, na sexta-feira, 25 de maio
Foto: Nasa / AP
Após capturar a cápsula, o braço robótico da ISS começou a posicioná-la para a acoplagem
Foto: Nasa / AP
Utilizando-se do guincho robótico de 17,7 m de comprimento da ISS, o astronauta da Nasa Don Pettit capturou a Dragon por volta das 10h56 (horário de Brasília)
Foto: Nasa / AP
A Dragon é acoplada à ISS
Foto: Nasa / AP
A Dragon se aproxima da ISS. Os astronautas Don Pettit e Andre Kuipers usam o braço robótico Canadarm2 para mover a cápsula de carga
Foto: Nasa / AP
A cápsula carrega 544 kg de comida, água, roupas e recursos para a tripulação da ISS
Foto: Nasa / AP
A Dragon sobrevoou a costa ocidental da África
Foto: Nasa / AP
O astronauta André Kuipers, a bordo da ISS, anunciou na quinta-feira, dia 24, que a cápsula Dragon havia passado cerca de 2,5 km abaixo da Estação, e avisou que a captura seria feita em breve
Foto: Esa/Nasa / Divulgação
Depois de vários adiamentos e da suspensão já em contagem regressiva do último sábado, finalmente nesta terça-feira foi realizado com sucesso o primeiro lançamento de um foguete privado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)
Foto: AP
O foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, decolou às 4h44 de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), abrindo uma nova era de voo espacial
Foto: AP
Na quinta-feira a cápsula se aproxima da ISS, quando deverá realizar uma série de manobras para se encaixar na estação, situada a 385 km da Terra
Foto: AP
Trajetória do foguete deixa rastro de luz no céu da Flórida