Americana recebe transplante de face após ataque de chimpanzé
Um hospital de Boston, nos Estados Unidos, realizou o terceiro transplante completo de face do país em maio, mas divulgou informações e as imagens da operação nesta sexta-feira. Segundo Bohdan Pomahac, médico que liderou os 30 membros do time cirúrgico durante o procedimento, a paciente também recebeu um transplante duplo de mãos, mas este não deu certo, já que ela sofreu uma pneumonia dias depois. As mãos tiveram que ser retiradas. As informações são da agência AP.
De acordo com a agência, Charla Nash foi atacada por um chimpanzé em fúria que destruiu seu rosto e a deixou cega. A mulher espera, em breve, poder comer hambúrguer e pizza depois de meses de purê e comida amassada. O doutor Pomahac afirma que ela vai, em algum momento, poder voltar a comer os pratos favoritos, já que sua recuperação é excelente.
Nos próximos meses, a mulher de 57 anos deve melhorar o controle dos músculos faciais e sentir mais o tato e o olfato, mas continuará cega. Apesar de o transplante de mãos não ter dado certo, o médico espera tentar o procedimento mais uma vez, mas não tão cedo.
O ataque
O chimpanzé Travis, de 90 kg, atacou Charla quando ela ajudava a dona do animal a leva-lo de volta para casa. O animal enfurecido arrancou as mãos, nariz, lábios, pálpebras e deixou a mulher cega e só parou o ataque ao ser morto a tiros pela polícia.