Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Microsoft comprou tantas placas gráficas para inteligência artificial que agora enfrenta um problema sério

O CEO da Microsoft revelou qual é o maior problema da empresa no desenvolvimento de IA atualmente; Não se trata de falta de componentes, já que a empresa possui um grande estoque de equipamentos em seus armazéns

10 nov 2025 - 07h15
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O desenvolvimento da inteligência artificial e a bolha inflada da IA estão causando problemas não apenas para as pessoas comuns, cujas casas estão sendo transformadas em data centers. As corporações por trás dessa construção estão enfrentando dificuldades porque não conseguem expandir suas operações no ritmo desejado. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou isso, afirmando que as placas de vídeo estão praticamente em falta no estoque.

A Microsoft não tem capacidade para desenvolver IA

Há alguns dias, Sam Altman e Satya Nadella participaram juntos do podcast BG2. Eles falaram sobre a colaboração entre as duas empresas e sua importância, mas não só sobre isso. Discutiram a expansão da IA e a construção dos data centers necessários para ela. A lei da oferta e da demanda é fundamental, e é por isso que a Microsoft está estocando componentes, como já está acontecendo com a memória RAM e os relatos de aumento de preços.

O maior problema, no entanto, é algo completamente diferente, porque, segundo Nadella, não há nada que se possa fazer com as peças já armazenadas:

"O maior problema não é o excesso de poder computacional; é o fornecimento de energia e a capacidade de construir rapidamente infraestrutura perto das fontes de energia.
Não conseguimos fazer isso e temos uma tonelada de chips em armazéns que não temos como conectar. Esse é o meu problema atual. Não é o fornecimento de componentes, mas os locais para conectá-los".

Os moradores de pequenas cidades americanas podem ser ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Documentos apontam que Meta faturou R$16 bilhões com anúncios de golpes e fraudes em 2024; empresa contesta dizendo que valor é abrangente e distorcido

Elon Musk e Apple estariam prestes a fechar contrato que pode revolucionar mercado de smartphones, segundo relato

Rápido, leve e compacto: Logitech G lança novo Pro X Superlight 2c no Brasil

DeepSeek quebra silêncio após meses e seu principal pesquisador alerta sobre impacto da IA no mercado de trabalho

O Orion era a versão russa do drone mais letal dos EUA; a Ucrânia fica incrédula ao abri-lo: não é uma versão, é uma criação americana

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade