China está melhorando tanto suas turbinas eólicas que Alemanha só consegue encontrar uma explicação: espiões
Câmara de Comércio da China com UE (CCCEU) descreveu relatório como "tecnicamente implausível e sem base factual". Alemanha suspendeu atividades no parque eólico offshore de Waterkant.
A espionagem é uma arte que requer engenhosidade, estratégia e as ferramentas certas. Mas se estivéssemos falando sobre o uso de turbinas eólicas para obter informações, pareceria ficção científica. No entanto, a realidade supera a ficção: a China foi acusada de espionar a Alemanha.
Em resumo, um think tank alemão detalhou em relatório que fabricantes chineses podem estar usando sensores em turbinas eólicas para coletar dados não autorizados na Alemanha.
Em detalhes, o relatório, encomendado pelo Ministério da Defesa alemão, sugere que empresas chinesas poderiam acessar sensores de turbinas para extrair dados sensíveis ou mesmo desligá-las remotamente. Além disso, recomendaram a suspensão de projetos eólicos com assinatura chinesa, sendo o primeiro o parque eólico offshore de Waterkant.
O que a China diz?
A Câmara de Comércio da China com a UE (CCCEU) descreveu o relatório como "tecnicamente implausível e sem base factual". A agência chinesa garantiu que as empresas estão cumprindo as regulamentações europeias. Além disso, argumentaram que preocupações com a segurança, relacionadas à coleta de dados ou ao controle remoto, são um pretexto para bloquear o acesso de empresas chinesas ao mercado europeu, o que poderia afetar a concorrência leal e as relações comerciais internacionais.
Mas turbinas podem ser usadas para espionagem?
De acordo com a CCCEU e especialistas chineses, turbinas eólicas não estão equipadas para espionagem. Os sensores são projetados para otimizar o ...
Matérias relacionadas
Poucos sabem, mas ter esta planta em casa evita mosquitos e carrapatos
Anos atrás, o principal "remédio" contra a depressão era vendido em massa nos supermercados: 7UP