Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chefe de IA da Apple vai deixar o cargo

Ex-funcionário do Google, que foi chefe de engenharia da assistente digital Gemini, deve preencher a vaga

2 dez 2025 - 01h29
(atualizado às 01h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple anunciou nesta segunda-feira, 1º, que o chefe da equipe de Inteligência Artificial (IA) da empresa vai deixar o cargo. John Giannandrea, vice-presidente de aprendizado de máquina e estratégia de IA da Apple, deve permanecer como consultor até sua aposentadoria planejada para o início de 2026, informou a empresa.

"Somos gratos pelo papel que John desempenhou na construção e no avanço de nosso trabalho em IA", disse Tim Cook, CEO da Apple, em um comunicado. A gigante americana continua atrasada na integração da tecnologia em seus produtos.

Amar Subramanya, ex-funcionário da Google e Microsoft, será o substituto de Giannandrea. Ele vai liderar "áreas críticas", incluindo modelos fundamentais de IA e aprendizado de máquina.

A Apple está sob pressão na corrida da IA ??e tem tentado mostrar que não está ficando para trás de concorrentes como Google, Microsoft, OpenAI e outros, que oferecem modelos cada vez mais avançados.

Segundo Cook, IA é "fundamental para a estratégia da Apple" e afirmou que Subramanya trará "extraordinária experiência em IA" para o cargo.

Subramanya é o ex-vice-presidente corporativo de IA da Microsoft e, antes disso, passou 16 anos no Google, onde foi chefe de engenharia da assistente digital Gemini.

No início deste ano, a empresa californiana adiou o lançamento da versão aprimorada de sua assistente de voz, Siri, para 2026. /AFP

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade