Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pelo bem da sua segurança, desligue o Wi-Fi ao sair de casa: agências internacionais emitem alerta sobre um erro que todos cometemos

Deixar o Wi-Fi ligado fora de casa é um dos erros mais comuns entre usuários e pode permitir ataques que roubam senhas e instalam malwares

12 fev 2026 - 15h02
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Manter o Wi-Fi do celular ligado enquanto se está fora de casa pode parecer inofensivo — mas representa um risco real à segurança digital. Agências internacionais alertam que a prática deixa o aparelho vulnerável a ataques que podem roubar senhas, dados pessoais e instalar malwares sem que o usuário perceba.

As advertências foram feitas pela CERT-FR, equipe francesa de resposta a emergências cibernéticas, e pela CISA, agência norte-americana de segurança cibernética e infraestrutura. Ambas identificaram o hábito de deixar o Wi-Fi ativado fora de redes conhecidas como um dos erros mais comuns entre usuários de smartphones.

Redes públicas de internet podem ser facilitadoras de ataques cibernéticos

O principal perigo está nas redes públicas de Wi-Fi, encontradas em cafés, aeroportos e espaços públicos. Essas conexões, muitas vezes sem criptografia ou proteção adequada, podem ser exploradas por cibercriminosos para interceptar informações trocadas entre o celular e o roteador.

Mesmo sem se conectar a uma rede pública, manter o Wi-Fi ligado deixa o aparelho em uma busca constante de pontos de acesso. Isso transmite dados básicos, como o modelo do dispositivo e a localização aproximada. Essas informações podem ser capturadas por criminosos e usadas em ataques direcionados.

Manter o smartphone com o acesso ao Wi-Fi desligado protege dados 

A recomendação principal para a proteção contra esse tipo de ataque cibernético é desligar o Wi-Fi sempre que sair de casa ou de um ambiente...

Veja mais

Matérias relacionadas

Ele nasceu em 1749 e tem uma fotografia: a fascinante busca pela pessoa mais velha já fotografada

Ilhas Canárias e Galiza acionaram alarmes da Marinha: frota fantasma da Rússia chegou à Espanha com navios de guerra

A chance de ouro no CS2: tudo sobre a Odyssey Cup da Samsung, torneio que pode transformar amadores em lendas (e dar prêmios incríveis)

A ciência descobriu que existem 3 horários específicos do dia para caminhar e maximizar os benefícios da atividade física

China vem escrevendo romance interminável há 16 anos sobre como superar Europa, e isso se tornou uma arma política

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade