Novos chips da Samsung tentam recuperar atraso na corrida pela IA
A Samsung Electronics anunciou nesta quinta-feira que começou a enviar seus chips HBM4 mais avançados para clientes, na tentativa de reduzir terreno perdido para rivais.
A Samsung, maior fabricante mundial de chips de memória, demorou a responder ao mercado de chips HBM avançados, ficando atrás de concorrentes, incluindo a SK Hynix, no fornecimento de chips HBM da geração anterior.
Mas a Samsung pretende reduzir essa diferença. Song Jai-hyuk, diretor de tecnologia da divisão de chips da companhia, afirmou que o feedback dos clientes sobre os novos chips tem sido "muito satisfatório".
A Samsung disse que seu HBM4 oferece uma velocidade de processamento consistente de 11,7 gigabits por segundo (Gbps), aumento de 22% em relação ao seu antecessor, o HBM3E. A companhia afirma que os chips mais recentes podem atingir a velocidade máxima de 13 Gbps, o que ajuda a mitigar os crescentes gargalos de dados.
A Samsung também disse que planeja entregar amostras dos chips HBM4E de última geração no segundo semestre deste ano.
AUMENTO DA CONCORRÊNCIA
A SK Hynix afirmou em janeiro que pretende manter sua participação de mercado "esmagadora" nos chips HBM4 de última geração, que estão em produção em massa, já que enfrenta uma concorrência crescente da Samsung Electronics.
A empresa acrescentou ainda que pretende atingir rendimentos de produção do HBM4 semelhantes aos dos chips HBM3E da geração atual.
O diretor financeiro da Micron também disse que a empresa está em produção em ritmo de grande volume de HBM4 e já começou a enviar os chips aos clientes, de acordo com relatos da mídia.