PUBLICIDADE

ChatGPT faz aniversário e agora permite qualquer um criar seus GPTs

Para onde vamos daqui?

30 nov 2023 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Feliz aniversário, ChatGPT! Ou IA não apaga velinha? Bem, por enquanto não. Mas foi no dia 30 de novembro de 2022 que o ChatGPT foi lançado. E muito, muito mudou de lá para cá.

O ritmo no universo da IA é atordoante. A cada dia aparecem novas iniciativas, médias, medíocres e maravilhosas. Muito é só espuma, ou como se dizia em tecnologia, "vaporware". Mas a cada dia um pedacinho do passado fica obsoleto. E tem dia que é um pedação.

Para onde vamos? Segundo um novo estudo da consultoria PwC, mais da metade dos CTOs dos Estados Unidos implementaram alguma estratégia de IA. E um terço das companhias alterou sua estratégia de negócios por causa da IA, segundo análise do Softbank.

É um impacto gigante em prazo tão curto, para uma tecnologia tão nova e fluida. E considere que neste tempo o mundo continuou girando lá fora, com todas as questões econômicas, sociais, bélicas que testemunhamos diariamente.

O próprio ChatGPT mudou um bocado nestes doze meses. Hoje pesquisa fotos e documentos e interage via áudio. Hoje usa o buscador Bing. Hoje já chega a abril de 2023 para criar suas respostas. Hoje permite criar GPTs customizados, e uma animada comunidade de criadores se formou em volta da plataforma. E a OpenAI também mudou um bocado, como presenciamos este mês...

Para onde vamos daqui? O amanhã ninguém sabe e quem achar que sabe está mal informado. Que tal nos concentrar no hoje, no que existe de sólido e útil na IA? Não é pouco.

É muito grande a distância entre as discussões futuristas de quem vive na vanguarda e as soluções práticas para a realidade das pessoas, organizações e poder público, aqui e agora. É preciso voar, mas é fundamental aterrissar.

Há muito que se pode fazer de concreto, hoje mesmo, com IA. E isto sim é razão para comemorarmos.

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade