Panasonic e NEC lançam 9 celulares com Linux
A Panasonic e a NEC lançaram nesta terça-feira nove modelos de celulares que utilizam o sistema operacional de código aberto LiMo.
» Celular biodegradável de milho chega ao mercado este mês
» Celular é feito para o Twitter e "fala" com Macs
» Celular que ajuda a malhar chega ao mercado brasileiro
O foco do mercado de celulares está se voltando para o desenvolvimento de softwares desde que o Google e a Apple adentraram no mercado nos últimos dois anos, com fornecedores de aparelhos e operadoras crescentemente buscando alternativas de código aberto, como o LiMo, para reduzir despesas.
O mercado de plataformas de software para celulares é liderado pelo sistema operacional Symbian, da Nokia. Contudo, a companhia perdeu muito espaço no ano passado para a Apple e a Research in Motion.
O sistema operacional Linux fez pouco sucesso com os celulares até agora, mas sua presença está aumentando com as plataformas LiMo e Android.
O Linux é o mais popular sistema operacional de código aberto disponível ao público para ser usado, revisado e compartilhado.
Até agora, NEC, Panasonic e Motorola lançaram no total 42 aparelhos que adotam o software. Ao mesmo tempo, todas as principais fabricantes de celulares, com exceção da Nokia, prometeram produzir novos modelos com o software Android.
