Bill Gates previu há 20 anos que a Apple não conseguiria manter o sucesso do iPod devido à chegada dos smartphones
Naquela época, chefe da Microsoft já antecipava sucesso que smartphones alcançariam - mesmo que não fossem os equipados com Windows Mobile Fundador da Microsoft percebeu desde cedo importância que smartphones teriam
Em maio de 2005, uma entrevista com Bill Gates foi publicada no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que continua bastante interessante 20 anos depois. O título citava Gates com uma previsão: a trajetória de sucesso do iPod chegará ao fim.
Uma aposta que se concretizou, mas não em detrimento da Apple - muito pelo contrário. Em essência, Bill Gates também antecipou isso, embora não da forma como teria desejado.
Importante para situar cronologicamente: em 2005, o iPod ainda teria seus melhores anos pela frente, como mostram os dados de vendas segundo o site Statista.de. O iPhone ainda estava longe de ser lançado.
- Em 2005, foram vendidos 22,5 milhões de iPods. Entre 2007 e 2010, esse número mais que dobrou, ultrapassando 50 milhões de unidades por ano.
- O primeiro iPhone foi lançado em meados de 2007.
- Os esforços da Microsoft no setor de telefonia móvel acabaram fracassando com o já descontinuado Windows Mobile, enquanto a Apple continua colhendo enormes sucessos com o iPhone até hoje.
O que exatamente Bill Gates disse na época?
O ponto de partida da conversa da FAZ com Bill Gates era a baixa participação da Microsoft no mercado de celulares, que começava a se consolidar naquele momento.
Quando questionado sobre quando a Microsoft deixaria de operar no prejuízo, Gates não deu uma previsão exata - mas antecipou algo que hoje é padrão. um dispositivo no bolso capaz de fazer (quase) tudo:
Para mim, essa área [o mercado de telefonia móvel] é absolutamente ...Matérias relacionadas
Google conseguiu virar o jogo: muitos usuários de iOS agora duvidam que a Apple consiga alcançá-los
"Photoshop" do Gemini agora está disponível no Android: basta pedir para editar suas fotos
Lixeira do WhatsApp: como esvaziá-la mesmo que ela não exista
Motorola lança Edge 60 Fusion na cor do ano, Mocha Mousse