O iPhone 17 Pro tem a melhor câmera de todos os tempos, mas curiosamente não consegue mais fazer algo que um iPhone mais antigo conseguia
A câmera do iPhone 17 Pro é incrível, mas a Apple removeu um recurso que estava presente no iPhone 12 Pro
Tenho o iPhone 17 Pro desde que foi lançado em setembro e tirei centenas de fotos, testei todas as lentes… sinceramente, a câmera é incrível. Mas o curioso sobre a tecnologia é que, às vezes, avançamos tanto que, no processo, deixamos algumas coisas para trás sem perceber. E digo "sem perceber" literalmente, porque até me deparar com a polêmica nas redes sociais, eu não tinha notado que meu novo iPhone havia perdido um recurso presente desde o iPhone 12 Pro. Estou falando da combinação do Modo Retrato com o Modo Noturno.
Se você usa um modelo anterior, deve se lembrar que, em condições de pouca luz, era possível forçar o modo retrato com o fundo desfocado, e o iPhone usava uma longa exposição (graças ao scanner LiDAR) para salvar a foto. Bem, no iPhone 17 Pro, isso acabou. Se você ativar o Modo Retrato no escuro, o ícone amarelo da lua do Modo Noturno simplesmente não aparece. Ele não está mais lá. E a Apple confirmou isso em um documento de suporte.
A câmera do iPhone 17 Pro tem todo o potencial, mas falta alguma coisa
É aqui que começa o debate. Tecnicamente, é uma decisão estranha. A Apple nos convenceu com o iPhone 12 Pro de que o scanner LiDAR era a chave para focar no escuro e possibilitar aqueles retratos noturnos. O iPhone 17 Pro tem LiDAR e um processador muito mais potente. Então, por que removê-lo?
A resposta mais lógica (embora não oficial) aponta para uma mudança na forma como tiramos fotos. Há algumas gerações (especificamente desde o iPhone 15), o iPhone salva ...
Matérias relacionadas
R$70 OFF! Fone sem fio Galaxy Buds Core despencam de preço na Amazon hoje
Fim da escolha? Apple muda menu de ajustes e começa a "empurrar" atualização do iOS 26 para todos