Primeiro gadget criado por Steve Jobs, que permitia DDD gratuito, vai a leilão
Muita gente acha que o primeiro produto criado por Steve Jobs e Steve Wozniak foi o mítico Apple-1, mas um leilão que será realizado em dezembro mostra que a história é diferente.
A blue box (caixa azul) é o dispositivo que inaugurou a parceria e que seria a pedra fundamental de uma ideia que se transformaria anos depois no computador pessoal construído pela dupla.
A misteriosa caixa azul parece, num primeiro momento, uma gambiarra, mas por trás da aparência garageira estava uma ideia esperta: o dispositivo permitia que usuários fizessem chamadas telefônicas gratuitas de longa distância ao reproduzir tons de discagem específicos.
Pois é, como o próprio Jobs admitiu em entrevistas, o aparelho era ilegal, mas foi essa invenção que abriu caminho para o Apple-1.
Não há uma conta exata de quantas caixas foram produzidas — estima-se algo entre 40 e 100 unidades —, e a peça que vai a leilão é considerada como a primeira a ser montada.
Espera-se arrecadar cerca de US$ 67.400 com a venda da caixa azul. Como parâmetro, um Apple-1 foi leiloado em Nova York por US$ 910 mil, em 2014.
No vídeo, Jobs explica como a caixa azul funciona. As legendas estão em inglês, mas basta clicar na engrenagem para configurar a tradução automática para o português.