Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campus Party: censura do Pipa e Sopa tem germe no Brasil

9 fev 2012 - 07h50
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de São Paulo

Para Marcelo Branco, o 1º coordenador da Campus Party e da área de mídias sociais da campanha de Dilma Rousseff à presidência em 2010, o Brasil não está imune aos movimentos legislativos que preveem a censura na web, altamente em voga em países como os Estados Unidos. "O Pipa e o Sopa brasileiros têm um germe na reforma da Lei do Direito Autoral do Ministério Público", gritou ao microfone para os campuseiros enquanto dançava a música "eu sou a mosca que posou na sua sopa".

Marcelo Branco, coordenador de mídias sociais da campanha de Dilma Rousseff, criticou Lei do Direito Autoral no País
Marcelo Branco, coordenador de mídias sociais da campanha de Dilma Rousseff, criticou Lei do Direito Autoral no País
Foto: Rafael Maia / Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

Segundo Branco, a reforma da Lei proposta pelo Ministério Público possui uma armadilha que pode prejudicar, em consonância com o discurso do rapper Emicida também na Campus Party, um dia antes, a população na medida em que beneficia as gravadoras e os grandes estúdios de produções audiovisuais. Para o especialista, isso é similar ao Pipa -

Protect IP Act

- e ao Sopa -

Stop Online Piracy Act

, duas das mais polêmicas leis norte-americanas que legislam em favor dos direitos autorais e da propriedade intelectual das obras.

"Pela lei no Brasil, se a empresa se sentir prejudicada, ela pode tirar o site que tiver um conteúdo não autorizado com direito autoral do ar na mesma hora. Isso é inconstitucional. Isso é censura e está errado", afirmou. Branco entende que, na verdade, o Congresso deveria estar trabalhando sobre o Marco Civil, que legisla plausivelmente a web brasileira, dentro dos dizeres da Constituição. "Este é um ganho da sociedade brasileira", disse.

No momento, porém, a discussão do Marco Civil está suspensa por tempo indeterminado. Também na Campus Party, na terça-feira, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o projeto do Marco Civil da internet no Brasil não possui opositores e que, dentro de pouco tempo, a pauta deve ser retomada.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra