Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cai mais um guru das criptomoedas nos EUA, acusado de lavar 500 milhões

Segundo a acusação, ele usou criptomoedas para financiar bancos sancionados

16 jun 2025 - 08h27
(atualizado em 16/6/2025 às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O caso de Sam Bankman-Fried deixou uma ferida aberta no setor de cripto. Sua ascensão meteórica à frente da FTX e sua posterior queda marcaram um marco na percepção pública sobre essas plataformas. Mas ele não foi o único. Agora, outro magnata das criptomoedas foi acusado de protagonizar um esquema massivo de lavagem de dinheiro. Iurii Gugnin, fundador das empresas Evita Investments e Evita Pay, teria facilitado cerca de 2 bilhões de dólares em transações, das quais mais de 500 milhões passaram pelo sistema financeiro dos Estados Unidos.

As autoridades acreditam que ele transformou sua empresa em uma rede clandestina de financiamento para bancos russos sancionados e para exportações tecnológicas sensíveis.

Uma plataforma na mira

Segundo a acusação, Gugnin fundou nos Estados Unidos duas empresas: Evita Investments, com sede em Delaware, e Evita Pay, localizada na Flórida. Através delas, ele teria movimentado aproximadamente 530 milhões de dólares por meio de bancos e casas de câmbio de criptomoedas nos EUA, ocultando a origem e o propósito real dos fundos. A Evita Investments teria sido o principal canal, com cerca de 365 milhões movimentados via Tether (uma stablecoin, tipo de criptomoeda cujo valor é atrelado a uma moeda tradicional, geralmente o dólar americano).

Gugnin foi preso em Nova York. Se for declarado culpado, poderá enfrentar várias décadas de prisão, dependendo da combinação dos crimes. O Departamento de Justiça o acusa de um total de 22 delitos, entre eles:

...

Veja mais

Matérias relacionadas

Amazon sonhou com um futuro sem caixas. A Inditex tornou isso realidade e já instalou sistemas de auto pagamento em suas lojas; a estratégia está fazendo muito sucesso.

A guerra da Ucrânia entrou em sua fase Mad Max: a Rússia está lançando investidas de motocicletas para romper a linha de frente

Jogador manda Steam Deck para conserto no suporte oficial, fica sem notícias e acaba recebendo um dos melhores games de RPG de 2025 de graça

Os drones do maior ataque contra a Rússia perderam o sinal antes de chegar ao alvo: a Ucrânia tinha uma carta na manga

Uma cidade chinesa teve uma ideia revolucionária para impulsionar sua economia: que o fim de semana tenha dois dias e meio

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade