PUBLICIDADE

Bolsonaro teve mais buscas no Google que Lula no dia do primeiro turno

Além de variações da pergunta “quem ganhou as eleições Lula ou Bolsonaro”, buscas refletem dúvidas sobre biografias dos dois políticos

3 out 2022 - 15h36
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
No primeiro turno das eleições para presidente, Lula e Bolsonaro obtiveram 48,43% e 43,20% dos votos respectivamente
No primeiro turno das eleições para presidente, Lula e Bolsonaro obtiveram 48,43% e 43,20% dos votos respectivamente
Foto: www.instagram.com/lulaoficial www.instagram.com/jairmessiasbolsonaro / Flipar

Os principais candidatos à eleição presidencial deste ano, o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), também lideraram as buscas no Google no domingo (2), dia do primeiro turno. Mas enquanto nas urnas Lula liderou o pleito, no buscador Bolsonaro liderou por pouco: teve 46% das buscas, enquanto Lula chegou a 43%.

Além de algumas variações da pergunta “quem ganhou as eleições Lula ou Bolsonaro”, outros termos pesquisados foram “Marcola Lula”, sobre um suposto apoio que Marcola, do PCC, teria oferecido ao candidato – uma história já provada como falsa. Outro foi “estados que Lula ganhou”. Na sessão de perguntas como “O que Lula…?”, as questões são: “quem criou o SUS”, “quem criou o Prouni”, “o que Lula falou sobre aborto” e “o que Lula vai fazer”.

Os dois líderes de votação nas eleições às vezes aparecem na ala de buscas um do outro. Por exemplo, na seção de buscas semelhantes à estrutura “O que Bolsonaro...?”, está em primeira a “proposta de governo Lula 2022”, seguida de “motivos para votar no Bolsonaro”, “quem criou o Bolsa Família”. Ainda há questionamentos como “o que é fascismo”, “pronunciamento Bolsonaro”, “mortes covid Brasil” e “o que é ideologia de gênero”.

Resultados, sigilos, condenações e genocídio

Na categoria “Onde Lula…?” as buscas são “estados onde Lula ganhou”, “onde Lula já ganhou” e “onde Lula teve mais votos”. O interesse pelo candidato, que no dia 1º de outubro estava em 37%, alcançou 100% no dia 2 de outubro, das eleições. Os estados que registraram maior interesse no candidato foram Maranhão, Bahia e Paraíba.

Na seção “Quem Bolsonaro…?” , as buscas são mais relacionadas a outros candidatos ligados ao candidato Jair Bolsonaro. Destacam-se “chapa do Bolsonaro”, “Tarcisio de Freitas” (candidato ao governo de SP apoiado por Bolsonaro), “senadores que apoiam Bolsonaro 2022”, “Helio Bolsonaro” e “Romário senador”. O interesse de busca pelo candidato, que estava em 49% no dia 1º, também atingiu 100% no dia das eleições e concentrou-se mais nos estados do Maranhão, Tocantins e Paraíba.

Em outra sessão, que seleciona perguntas semelhantes a “Por que Lula…?”, as buscas maiores são: “sigilo de 100 anos”, sobre os sigilos do presidente Bolsonaro a diversas informações ligadas ao governo, “por que Lula foi condenado”, assim como “por que Lula foi absolvido”,  “Celso Daniel” e ainda “comparação governo Lula e Bolsonaro”.

Em “Por que Bolsonaro..?”, a primeira busca é “genocida significado”, “por que Bolsonaro é racista”, por que o Lula foi preso” e “Bolsonaro ex-presidiario”. Ainda encontramos “sigilo de 100 anos Bolsonaro” e “por que Bolsonaro ja foi preso”. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade