Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Astronautas da Índia, Polônia e Hungria decolam para Estação Espacial

Missão irá durar duas semanas e conta com a astronauta mais experiente dos Estados Unidos

25 jun 2025 - 05h40
(atualizado às 06h10)
Compartilhar
Exibir comentários

CABO CANAVERAL — Índia, Polônia e Hungria lançaram seus primeiros astronautas em mais de 40 anos nesta quarta-feira, 25, os enviando em um voo privado para a Estação Espacial Internacional.

O foguete Falcon da Space X decolou do Centro Espacial Kennedy da NASA com duas semanas de atraso devido a preocupações com vazamentos na estação espacial.

A cápsula no topo transportava não apenas os três recém-chegados ao espaço, nenhum dos quais estava vivo quando os primeiros astronautas de seus países foram lançados, mas também a astronauta mais experiente dos Estados Unidos, Peggy Whitson.

Além de Whitson, a tripulação inclui o indiano Shubhanshu Shukla, piloto da Força Aérea Indiana; o húngaro Tibor Kapu, engenheiro mecânico; e o polonês Slawosz Uznanski-Wisniewski, especialista em radiação e um dos astronautas do projeto da Agência Espacial Europeia, às vezes convocado para serviço temporário.

Os três países dividiram a conta da missão de duas semanas. A Axiom Space, empresa de Houston que organizou o acordo, estimou o preço da passagem em mais de US$ 65 milhões por cliente. Os astronautas devem chegar ao laboratório orbital na próxima manhã. /AP

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade