As batatas fritas saíam aceitáveis na airfryer até eu testar o truque da água. Agora, não têm concorrência.
A gente usa esse truque aqui em casa sempre que faz batata frita — seja na airfryer, seja na frigideira com óleo. As avós já usavam, mas, ao contrário do que parece, ele tem uma base científica sólida.
É um dos pratos mais práticos. Batatas fritas (seja no óleo ou na airfryer) são o acompanhamento perfeito para muitos pratos. Mas existe um truque que deixa tudo ainda mais gostoso — comecei a usar e foi uma descoberta e tanto.
Batatas fritas são irresistíveis quando ficam crocantes por fora e macias por dentro. Apesar do gosto variar de pessoa pra pessoa, existem muitas receitas tentando chegar na batata frita perfeita. Mas o segredo pra isso não tá nem na frigideira, nem na airfryer.
Dourada e crocante
Pessoalmente, prefiro batatas fritas feitas na frigideira tradicional com óleo — embora eu reconheça que a airfryer também dá um resultado bem decente e, na verdade, é mais econômica. Aqui em casa a gente faz e elas ficam crocantes por fora e macias por dentro. Mas, independentemente do método, o segredo pra deixá-las ainda mais gostosas é deixar de molho antes.
Deixar as batatas de molho antes de fritar ajuda a deixá-las mais crocantes por fora e macias por dentro. Isso porque, ao mergulhá-las — especialmente em água fria —, parte do amido da superfície é removida. Sem esse excesso de amido, a casquinha não escurece tão rápido no óleo quente, o que evita que fiquem marrons por fora antes de estarem bem cozidas por dentro.
Além disso, deixar as batatas de molho por um tempo em uma tigela ou recipiente adequado evita que grudem umas nas outras na hora da fritura. Isso ajuda a formar uma casquinha mais crocante e garante um cozimento mais uniforme — de novo, graças à ...
Matérias relacionadas
A SpaceX não cancelava abruptamente um lançamento da Starship há quase dois anos; até agora