Apple planeja transferir montagem de todos os iPhones vendidos nos EUA para a Índia, diz FT
Segundo o jornal, empresa planeja concluir a transição até o final de 2026
A Apple planeja transferir a montagem de todos os iPhones vendidos nos Estados Unidos para a Índia no próximo ano, segundo o jornal Financial Times. A Apple optou não responder ao questionamento da reportagem do FT.
De acordo com a reportagem, a medida faz parte da estratégia da Apple de diversificar sua cadeia de suprimentos. O objetivo é montar, na Índia, a totalidade dos mais de 60 milhões de iPhones vendidos anualmente nos EUA até o final de 2026.
Para atingir meta, a Apple teria de dobrar a produção de iPhones na Índia, depois de quase duas décadas investindo na China, onde fabrica a maioria dos seus iPhones por meio de terceiros, como a Foxconn.
A montagem do iPhone é a última etapa do processo de produção, reunindo centenas de componentes, em sua maioria de fornecedores chineses.
A China tem sido alvo das tarifas mais agressivas do presidente Donald Trump, ainda que possam haver mais negociações. Essas tarifas cortariam US$ 700 bilhões do valor de mercado da Apple, aponta a reportagem.
Trump inicialmente anunciou tarifas recíprocas superiores a 100% sobre importações da China. No entanto, mais tarde ofereceu uma suspensão temporária para smartphones. De qualquer maneira, os aparelhos ainda estão sujeitos a uma tarifa separada de 20% que se aplica a todas as importações da China.
Já a Índia foi atingida com uma tarifa recíproca de 26%, embora essa tarifa esteja suspensa enquanto Nova Déli negocia um acordo comercial bilateral com os EUA.