Análise diz que o asteroide 2024 YR4 pode impactar a Terra, mas também há uma chance de atingir a Lua
O asteroide 2024 YR4 pode impactar a Terra em dezembro de 2032. Com um tamanho aproximado de 54 metros, o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA estima que ele tenha uma probabilidade de colisão de 2,6%. No entanto, não é o único perigo em vista, pois também existe a possibilidade de que ele acabe indo em direção à Lua.
David Rankin, engenheiro do Catalina Sky Survey da Universidade do Arizona, ressalta que o asteroide pode colidir com nosso satélite natural. Em caso de impacto, o encontro seria visível da Terra e liberaria uma quantidade considerável de energia.
O asteroide na Lua
Falando com a New Scientist, Rankin explicou que atualmente a probabilidade de 2024 YR4 impactar a Lua é de 0,3%. Embora tal impacto possa ejetar material na direção da Terra, é improvável que represente uma ameaça significativa a uma distância tão grande. De acordo com suas estimativas, a energia liberada na Lua seria maior do que a de 340 bombas de Hiroshima.
O professor de ciências planetárias Gareth Collins da Imperial College London acredita que, mesmo se o asteroide colidisse com a Lua, os humanos estariam seguros. Em sua opinião, qualquer material ejetado queimaria na atmosfera da Terra, assim como acontece com os restos de satélites artificiais ou meteoros.
A Lua foi impactada por asteroides em inúmeras ocasiões, como evidenciado por sua superfície craterizada. No entanto, se recebesse o impacto de 2024 YR4, estima-se que geraria uma cratera de aproximadamente ...
Matérias relacionadas
Elon Musk diz que Marte fará parte dos Estados Unidos; é uma afronta ao Tratado do Espaço Exterior