Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Análise diz que o asteroide 2024 YR4 pode impactar a Terra, mas também há uma chance de atingir a Lua

2 abr 2025 - 22h01
(atualizado em 2/4/2025 às 11h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O asteroide 2024 YR4 pode impactar a Terra em dezembro de 2032. Com um tamanho aproximado de 54 metros, o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA estima que ele tenha uma probabilidade de colisão de 2,6%. No entanto, não é o único perigo em vista, pois também existe a possibilidade de que ele acabe indo em direção à Lua.

David Rankin, engenheiro do Catalina Sky Survey da Universidade do Arizona, ressalta que o asteroide pode colidir com nosso satélite natural. Em caso de impacto, o encontro seria visível da Terra e liberaria uma quantidade considerável de energia.

O asteroide na Lua

Falando com a New Scientist, Rankin explicou que atualmente a probabilidade de 2024 YR4 impactar a Lua é de 0,3%. Embora tal impacto possa ejetar material na direção da Terra, é improvável que represente uma ameaça significativa a uma distância tão grande. De acordo com suas estimativas, a energia liberada na Lua seria maior do que a de 340 bombas de Hiroshima.

O professor de ciências planetárias Gareth Collins da Imperial College London acredita que, mesmo se o asteroide colidisse com a Lua, os humanos estariam seguros. Em sua opinião, qualquer material ejetado queimaria na atmosfera da Terra, assim como acontece com os restos de satélites artificiais ou meteoros.

A Lua foi impactada por asteroides em inúmeras ocasiões, como evidenciado por sua superfície craterizada. No entanto, se recebesse o impacto de 2024 YR4, estima-se que geraria uma cratera de aproximadamente ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A Microsoft vem trabalhando há 17 anos em seu novo e empolgante produto: um computador quântico com partículas de Majorana

Elon Musk diz que Marte fará parte dos Estados Unidos; é uma afronta ao Tratado do Espaço Exterior

Além do ouro e das terras raras, a China tem um trunfo na manga para impulsionar sua economia: cascas de laranja velhas

Temos novas evidências de que existe uma "força atômica escura" capaz de "deformar" os núcleos dos átomos

Os humanos estão evoluindo vivos no Planalto Tibetano. E entender o que acontece lá será essencial no espaço

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade