A roda de um Ford e a areia de Dakar criaram a foto do ano; e ela também é a explicação perfeita de como se projeta a aerodinâmica em um carro de corrida
O fotógrafo Marcin Kin capturou com a lente de sua câmera o trabalho de ventilação que uma roda faz
Como acontece todo ano, o Rali Dakar está nos deixando imagens espetaculares. Mas uma foto que a Ford Racing publicou em suas redes sociais se destaca: a da roda de um dos Ford Raptor T1+ desenhando uma turbina de areia em plena duna.
Ainda há todo o ano de 2026 pela frente, mas essa foto tem grandes chances de se tornar a imagem da competição do ano. Seu autor é Marcin Kin, um fotógrafo esportivo que é membro da Red Bull Photography.
Por culpa da inteligência artificial, é cada vez mais difícil saber se uma imagem é real ou não. A foto da Ford Racing é tão chamativa que poderíamos achar que foi feita com IA — mas não: é real.
Na foto, a roda de um Ford Raptor T1+ gera uma espiral de areia enquanto escava a duna. O efeito dessa espiral é muito chamativo, e a Ford aproveitou a imagem para falar do papel que as rodas têm em um carro de competição como esse e em um ambiente tão complicado quanto o deserto. Tratam-se de rodas forjadas assinadas pela Method Race Wheels, e o que a Ford diz é que elas foram projetadas para oferecer o equilíbrio perfeito entre durabilidade e leveza.
Esse design, justamente, é o que permitiu que o fotógrafo Marcin Kin capturasse com a lente de sua câmera o efeito que esse tipo de roda provoca na areia de uma duna. O objetivo desse projeto é que elas atuem como uma turbina e expulsem o calor gerado pelos freios.
As rodas são fundamentais para a ventilação desse componente, especialmente em carros de corrida, como este Ford, mas também nos modelos de ...
Matérias relacionadas
Linus Torvalds é indiscutivelmente o programador mais famoso da história; e ele também abraçou a IA