Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alguém demonstrou o metafórico experimento do gato de Schrödinger na vida real: eles acreditam que é o "Santo Graal" para uma mecânica quântica livre de erros

11 mar 2025 - 18h30
(atualizado em 11/3/2025 às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A paradoxo do gato de Schrödinger, que descreve um felino em um estado simultâneo de vida e morte até ser observado, é muito mais do que uma curiosidade filosófica sobre a natureza da mecânica quântica. Segundo o Live Science, esse experimento mental tem servido como base para um avanço revolucionário na computação quântica, que promete resolver um dos maiores desafios da área: os erros.

Pesquisadores conseguiram aplicar esse conceito para desenvolver um sistema de armazenamento de informação quântica mais resistente ao utilizar um átomo de antimônio. Esse átomo, integrado a um chip de silício, pode armazenar dados em oito estados diferentes e superar os dois estados dos qubits convencionais. Isso não só aumenta a capacidade de processamento, mas também reduz enormemente a probabilidade de que um erro comprometa toda a informação armazenada.

"Como diz o provérbio, um gato tem nove vidas", explicou Benjamin Wilhelm, coautor do estudo. "Nosso 'gato' metafórico tem sete vidas: seriam necessários sete erros consecutivos para transformar um '0' em um '1'".

Essa abordagem representa um passo importante para a criação de computadores quânticos tolerantes a falhas, o que muitos especialistas consideram o "santo graal" da computação quântica.

A computação quântica; promessas, desafios e um futuro moldado por qubits

A computação quântica é um dos campos tecnológicos mais promissores, com o potencial de transformar indústrias inteiras graças à sua capacidade de realizar cálculos ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Se você for engolido por uma jubarte, como o jovem no Chile, não se preocupe; ciência diz que não há nada a temer

Pela primeira vez conhecemos a forma dos elétrons; o culpado: um avanço na física quântica

Pensávamos que trabalhar nas pirâmides do Antigo Egito não era a coisa mais saudável: agora sabemos o quão tóxico foi

Depois de se expandir por todo o planeta, o turismo chegou à Antártida; e já está cobrando seu preço.

Microplásticos? Pesquisadores analisaram 280 amostras de água engarrafada e descobriram algo impressionante

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade