A SpaceX está prestes a ter mais dinheiro que a NASA; a isenção de impostos é parte do motivo
Para completar, as empresas de Elon Musk receberam pelo menos 38 bilhões de dólares em contratos públicos, empréstimos, subsídios e créditos fiscais
Há algumas semanas, Elon Musk anunciou que a receita da SpaceX estava prestes a superar o orçamento anual da NASA, um marco que evidenciava o espetacular sucesso comercial da Starlink. Agora, uma investigação do New York Times revelou o lado menos conhecido desse sucesso: a SpaceX já está há mais de 20 anos praticamente sem pagar impostos.
Embora não seja obrigada a divulgar resultados, por não ser uma empresa de capital aberto, documentos internos mostram que a SpaceX acumulou quase 5,4 bilhões de dólares em perdas fiscais até o final de 2021. Graças à legislação fiscal dos EUA, essas perdas podem ser usadas para compensar lucros futuros, o que, na prática, significa que a empresa de Elon Musk evitou o pagamento de bilhões de dólares em impostos federais sobre a renda.
A situação é ainda mais favorável para a SpaceX desde 2017, devido a uma mudança introduzida durante a primeira presidência de Donald Trump, que eliminou o limite de 20 anos para o uso de perdas fiscais. Isso permite à SpaceX aplicar uma dedução de 80% da renda tributável — quase 3 bilhões de dólares de suas perdas — contra lucros futuros de forma indefinida.
Uma empresa que cresceu com dinheiro público
A contradição mais comentada atualmente na imprensa estadunidense é que a SpaceX deve grande parte de seu crescimento aos contratos da NASA e do Departamento de Defesa dos EUA, entre outras agências governamentais. Alguns desses contratos foram cruciais nos primeiros anos da SpaceX.
Segundo uma análise do ...
Matérias relacionadas
Paradoxo da segurança: por que o muro alto da sua casa pode estar colocando você em mais perigo
Há meses falamos sobre uma bolha de IA e o preocupante é que até Sam Altman concorda