A cor do seu cabo Ethernet não é apenas decorativa: é uma linguagem visual fundamental
Categoria de um cabo determina seu desempenho, mas a cor também diz muito sobre ele
Todos nós temos cabos Ethernet em casa, e provavelmente eles são de cores diferentes. Geralmente, há vários amarelos, mas também azuis, verdes, cinzas, brancos... O que muita gente não sabe é que as cores não são um capricho dos fabricantes, mas sim uma resposta a uma questão prática.
Ao contrário do que se poderia esperar, a cor externa de um cabo Ethernet não nos diz nada sobre seu desempenho. Se você quiser saber a categoria do cabo (ou seja, a velocidade que ele suporta), essa informação está impressa no próprio cabo. A cor não indica se o cabo é mais ou menos rápido; ela serve para algo totalmente diferente: para que possamos distingui-los e organizá-los melhor.
Numa residência, isso pode não ser tão necessário, mas imagine um servidor ou data center onde existem centenas ou até milhares de cabos Ethernet; se todos os cabos fossem da mesma cor, seria impossível identificá-los. As cores, então, ajudam a gerenciar grandes redes.
As cores dos cabos Ethernet
Embora existam algumas diretrizes sobre as cores dos cabos, estabelecidas por organizações como o IEEE e o ANSI, não existe um código de cores universal para cabos Ethernet. O significado de cada cor pode variar dependendo do país, do setor e até mesmo da empresa. No entanto, existem muitas semelhanças e padrões de cores amplamente utilizados. Aqui estão os usos mais comuns:
- Cinza/branco/preto: essas são as cores que geralmente encontramos para uso doméstico e em escritórios. São comuns em roteadores.
- Azul: são os cabos mais ...
Matérias relacionadas
Huawei perdeu Google, Qualcomm e TSMC, mas manteve algo mais importante: a reputação
Beira a perfeição: testamos o Logitech G522 e o resultado surpreende