A Amazon enviou um email errado e o apagou depois — mas já era tarde demais e o conteúdo chocou todos
Um plano para eliminar burocracia e reduzir hierarquia interna
Um erro digital expôs, antes da hora, o destino de milhares de trabalhadores da Amazon. Na última terça-feira (27 de janeiro de 2026), um rascunho de e-mail sobre o "Projeto Dawn" (Projeto Aurora) foi enviado por engano para diversos funcionários, revelando uma nova e massiva rodada de demissões, segundo a BBC. Embora a mensagem tenha sido apagada rapidamente, o estrago já estava feito: a gigante de tecnologia confirmou, logo depois, o corte de 16 mil empregos.
As demissões afetam principalmente cargos corporativos nos Estados Unidos, Canadá e Costa Rica. Segundo a empresa, a medida faz parte de um plano para "eliminar a burocracia" e reduzir a hierarquia interna, permitindo que a companhia tome decisões mais rápidas.
Os detalhes do "vazamento" e os cortes
O erro aconteceu quando um convite de calendário, enviado por uma assistente executiva, incluiu acidentalmente o texto escrito por uma das vice-presidentes da Amazon Web Services (AWS).
- Esta nova leva de 16 mil demissões soma-se aos 14 mil cortes anunciados em outubro de 2024. No total, a empresa está eliminando cerca de 30 mil vagas corporativas em um período de poucos meses.
- Sob o comando de Andy Jassy, sucessor de Jeff Bezos, a Amazon tem endurecido suas políticas, incluindo a obrigatoriedade do trabalho presencial cinco dias por semana e o monitoramento rigoroso de custos básicos, como o reembolso de celulares corporativos.
- Além do pessoal, a Amazon anunciou o fechamento de cerca de 70 lojas das marcas Amazon Fresh e ...
Matérias relacionadas
A RAM ficou tão cara que pessoas estão começando a roubá-la dos computadores nas lojas
Gamer encontra solução genial para fazer seu gato parar de desligar seu PC
Google acidentamente revela seu novo sistema: o Aluminium OS — e agora podemos vê-lo em ação