Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não é só para escritório: VAIO lança notebook potente "camuflado" capaz de rodar jogos pesados e editar vídeos em 4K

Máquinas sóbrias por fora, mas que escondem um "motor de Fórmula 1" por dentro

30 jan 2026 - 12h31
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Durante anos, o mercado de computadores portáteis sofreu de uma bifurcação estética quase dogmática: se você queria desempenho bruto, precisava comprar uma máquina que parecia uma nave espacial cheia de LEDs neon. Se queria elegância e portabilidade, tinha que sacrificar a potência gráfica.

Mas a lei de Moore e a miniaturização dos componentes estão, felizmente, borrando essa linha.

O lançamento da nova versão do VAIO FH15, anunciado na última quinta-feira (29) pela marca em parceria com a Positivo Tecnologia, é um estudo de caso interessante sobre essa nova categoria de hardware: máquinas sóbrias por fora, mas que escondem um "motor de Fórmula 1" por dentro. A grande estrela aqui não é apenas o processador, mas a democratização da inteligência artificial local por meio da da GPU NVIDIA GeForce RTX 4050 e uma quantidade de memória RAM que até pouco tempo atrás era exclusiva de servidores.

Para entender o salto tecnológico do novo FH15, precisamos dissecar a RTX 4050. Para o leigo, é "apenas uma placa de vídeo para jogos", mas para a engenharia moderna é um coprocessador matemático complexo.

Baseada na arquitetura Ada Lovelace, essa GPU não serve apenas para renderizar explosões em 3D. Ela possui núcleos dedicados chamados Tensor Cores. Imagine que o processador principal (CPU) do computador é um matemático generalista, capaz de resolver qualquer conta, uma por uma. Os Tensor Cores são como uma equipe de mil calculadoras trabalhando em uníssono especificamente para operações de...

Veja mais

Matérias relacionadas

A RAM ficou tão cara que pessoas estão começando a roubá-la dos computadores nas lojas

Gamer encontra solução genial para fazer seu gato parar de desligar seu PC

A Amazon enviou um email errado e o apagou depois — mas já era tarde demais e o conteúdo chocou todos

Google acidentamente revela seu novo sistema: o Aluminium OS — e agora podemos vê-lo em ação

Se a IA "conversar" consigo mesma aprende mais rápido e gasta menos dados — estudo descobre como torná-la ainda mais inteligente e potente

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade