Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A alternativa "natural" ao Ozempic parece ótima e muito mais barata que o medicamento, o problema é levá-la a sério

Eles o chamam de "Ozempic natural", mas não é um medicamento, nem requer receita médica: apenas água, perseverança e muitas expectativas. Uma casca de vegetal usada como laxante se tornou a mais nova obsessão para aqueles que buscam perder peso sem remédios.

14 jun 2025 - 17h14
(atualizado em 16/6/2025 às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Como toda revolução, o Ozempic veio com promessas e um preço oculto. Depois, vieram os efeitos colaterais, o custo e a necessidade de receita médica. À medida que sua sombra se estende, surge uma opção alternativa que não requer injeções através de uma semente ancestral.

A casca de uma semente

O que começou como um remédio tradicional no sul da Ásia agora é tendência no TikTok. Mais de 13.000 vídeos com a hashtag #psylliumhusk mostram como essa fibra é incorporada em receitas, desafios e dicas para perder peso, controlar o apetite ou melhorar a digestão. Mas por trás do fenômeno viral existe algo muito mais simples: o psyllium é a casca que envolve as sementes da planta Plantago ovata, uma planta discreta, mas eficaz. Também conhecido como psyllium, é usado há anos como um laxante suave, graças à sua capacidade de formar massa muscular e facilitar o trânsito intestinal.

O produto pode ser consumido em pó, cápsula ou cru, lembrando aparas de madeira. Ao entrar em contato com a água, essa fibra solúvel forma um gel espesso. E é justamente essa viscosidade que explica muitos de seus benefícios.

A ciência por trás disso

O segredo do psyllium está em como ele reage à água, absorvendo-a e formando um gel espesso. Esse processo ajuda a reduzir o apetite, melhorar os movimentos intestinais e controlar o colesterol e o açúcar no sangue. De fato, pesquisas confirmaram que consumir apenas 10 a 15 gramas por dia pode até reduzir o colesterol LDL, o chamado colesterol ruim.

Nem tudo...

Veja mais

Matérias relacionadas

A Islândia está tão cansada do turismo que decidiu lidar com a questão drasticamente: cobrando impostos de seus visitantes

Ele tem 35 anos, nunca trabalhou e é sustentado pelos pais; pensava que a vida dele era dura até se aprofundar em Baby Steps

A Apple achou que estava conquistando a China; na verdade, foi a China quem a conquistou

Amazon sonhou com um futuro sem caixas. A Inditex tornou isso realidade e já instalou sistemas de auto pagamento em suas lojas; a estratégia está fazendo muito sucesso.

A guerra da Ucrânia entrou em sua fase Mad Max: a Rússia está lançando investidas de motocicletas para romper a linha de frente

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade