63% dos gamers nos EUA compram apenas um jogo por ano; um pequeno grupo de jogadores mantém a indústria
Um relatório do analista Mat Piscatella esclarece o verdadeiro motor da indústria
As vendas são o mais importante hoje em dia na indústria de games. Em última análise, tudo se resume aos lucros obtidos pelos títulos, relegando aspectos como qualidade, reviews ou a apreciação dos jogadores a um segundo ou terceiro plano.
Nesse contexto, Mat Piscatella, diretor editorial sênior do grupo de pesquisa Circana, compartilhou uma realidade sobre o consumo de videogames nos EUA: apenas um grupo muito pequeno é capaz de comprar vários jogos por ano, o que gera preocupação se considerarmos a enorme quantidade de títulos lançados anualmente.
O estudo, intitulado O Futuro dos Videogames e realizado durante o terceiro trimestre de 2025, analisou os hábitos de compra dos jogadores norte-americanos, dando atenção especial à frequência de aquisição de novos títulos.
Segundo os resultados, 33% compram um jogo menos de uma vez por ano, enquanto 12% realizam uma compra anual e 18% adquirem um a cada seis meses. Apenas 22% dos jogadores compra um jogo novo aproximadamente a cada três meses, enquanto os grupos menores — 10% e 4% — são os que compram mensalmente ou com maior frequência.
Para Mat Piscatella, isso explica por que os preços dos jogos aumentaram tanto
Piscatella explicou que esses dados ajudam a entender por que as empresas de videogames concentram cada vez mais esforços em produtos premium de preço cheio e em estratégias de monetização direcionadas aos consumidores com maior poder aquisitivo. "O mercado é impulsionado por um pequeno grupo de jogadores que compra um ou ...
Matérias relacionadas
Famoso retrato de Maria Antonieta pode não ser da última rainha da França, sugere nova pesquisa