Ex-detento que inspirou filme Na Quebrada processa produtores por direitos autorais

Longa conta a história real de jovem que passou pelo Instituto Criar, de Luciano Huck. Diretor é irmão do apresentador

6 nov 2025 - 08h49
Nelson Tobias quer receber pelos direitos autorais do filme Na Quebrada, além de indenização por danos morais.
Nelson Tobias quer receber pelos direitos autorais do filme Na Quebrada, além de indenização por danos morais.
Foto: Arquivo pessoal

“Ganhei apenas uma camiseta e um boné”, reclama Nelson Manoel Tobias Sant´Anna, 38 anos, paulistano, que teve sua história contada no filme Na Quebrada. Ele entrou com ação judicial para receber os direitos autorais do longa lançado em 2014.

O filme foi produzido para celebrar os dez anos do Instituto Criar, fundado por Luciano Huck para atender jovens em situação de vulnerabilidade social. O diretor de Na Quebrada é o irmão do apresentador, Fernando Grostein Andrade, que também foi processado, assim como a Paris Filmes, a Spray Filmes e a Globo Filmes.

Publicidade

O personagem central da trama é Gerson, interpretado por Jorge Dias, filho de Mano Brown. Ele vive a história real de Nelson Tobias, que passou pelo Instituto Criar, mas, ao contrário de outros jovens, acabou preso. Da cadeia, onde permaneceu entre 2008 e 2013, enviou uma carta narrando sua trajetória — base da história contada no filme Na Quebrada.

Jorge Dias, o Gerson, personagem que conta história real de Nelson Tobias; ao lado, Felipe Simas, o Zeca.
Foto: Divulgação

“Provas são robustas”, diz advogado

“Nunca assinei nada, nunca ganhei nada com o filme. Fiz umas fotos, fui em alguns eventos, mas não tive reconhecimento, nem recebi meus direitos. Só quero o que é meu”, diz Nelson Tobias, que ficou preso quatro anos e quatro meses.

Segundo o advogado Andrew de Estefano Turquetti, “é como se tivessem apagado a história dele. As provas são robustas, como Luciano Huck contando a história de Nelson em rede nacional”. Ele se refere a uma entrevista concedida à Ana Maria Braga, durante o lançamento de Na Quebrada. O vídeo é uma das provas apresentadas no processo, junto com a carta enviada da prisão — que inspirou o filme —, além de fotos de Nelson Tobias com Huck e outros documentos.

Não houve entre as partes qualquer formalização por meio de contrato de cessão ou licença de direitos, não existe documento que estabeleça regras sobre o uso da obra ou sobre a participação do meu cliente nos ganhos econômicos provenientes do filme”, diz o advogado.

Publicidade
Jorge Dias, o Gerson, personagem que conta história real de Nelson Tobias; ao lado, Felipe Simas, o Zeca.
Foto: Divulgação

Ação quer receber direitos autorais e indenização

A ação por direitos autorais foi ajuizada em agosto e está na fase de citação das partes — etapa em que os envolvidos são formalmente notificados para apresentar suas defesas. Segundo o advogado, houve uma tentativa de resolver o caso sem ação judicial, mas apenas a Spray Filmes respondeu.

Além do reconhecimento da autoria da história, a ação pede a condenação dos réus por danos morais e materiais. A primeira decisão judicial é de 1º de outubro de 2025. A juíza Maria Elizabeth de Oliveira Bortoloto concedeu prazo de 15 dias úteis para contestação da ação. “Esgotados todos os meios de localização, cite-se por edital”, determinou a magistrada de Barueri, na Grande São Paulo.

A reportagem entrou em contato com todas as pessoas e empresas citadas por Nelson Tobias no processo. Apenas a assessoria de Luciano Huck respondeu, informando que “não fomos notificados e, por isso, não vamos nos manifestar”.

Fonte: Visão do Corre
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações