Desafio: janeiro vegano, dicas dos veganos periféricos

Esse desafio com certeza vai mudar sua concepção em relação à comida, aos animais e ao mundo.

20 dez 2023 - 05h00
Resumo
O desafio não é uma provação, ou um fardo a ser cumprido. Se desafiar é se propor a fazer algo que você acha que seria impossível. Mas no final das contas, você só nunca experimentou.
Dê mais atenção para o hortifruti no mercado, do que para os corredores
Dê mais atenção para o hortifruti no mercado, do que para os corredores
Foto: Vegano Periférico

Muita gente acha difícil abandonar os produtos de origem animal e comer vegetais e alimentos sem queijo, ovos, leite, carne, embutidos, entre outros.

Porém, quando você se torna de fato vegano, o que parecia difícil cai por terra. Pensar em se tornar vegano com toda certeza vai te fazer pensar principalmente nas dificuldades, na comodidade do consumo de animais e derivados.

Publicidade

Mas quando você coloca em prática e muda a sua forma de enxergar os alimentos, a produção e a relação com os produtos de origem animal, facilita certamente o processo de transição.

A nossa cultura alimentar é repleta de produtos de origem animal, e as opções para veganos e vegetarianos para comer fora de casa, é quase que nula, comer fora de casa é realmente desafiador. Contudo, ter uma alimentação vegana no dia a dia é fácil, simples, saudável e barato.

Para janeiro de 2024 propomos que as pessoas se dediquem a repensar os hábitos alimentares, colocar opções vegetais e diminuir o consumo de produtos de origem animal.

Sair da zona de conforto é uma excelente forma de começar o ano. Assim, você pode melhorar a sua alimentação e pensar para além de si, pois incluir o respeito aos animais e considerar os impactos ambientais em suas refeições e ações, é uma forma prática de contribuir para um mundo mais equilibrado.

Publicidade

A ideia é se desafiar, se conhecer e descobrir novas possibilidades. Não é uma imposição e nada deve ser feito por obrigação ou cobrança. Adotar o veganismo é estar aberto para conhecer novos pratos, novos alimentos, e descobrir que é mais prático, barato e acessível do que imaginamos.

Quando decidimos não reproduzir um determinado hábito, seja por uma semana ou um mês como está posto aqui, a nossa percepção sobre o mundo muda. Porque os hábitos nos tiram a capacidade de enxergar para as infinitas possibilidades que existem.

Não se cobre se não conseguir, não encare isso como um peso, a ideia é experimentar e se divertir.

A ideia é fazer o mês de janeiro inteiro vegano, com base numa alimentação vegetal, sem nada de origem animal. Mas se você não estiver acostumado, pode fazer pequenas mudanças também. 

Faça um dia sem nada de origem animal, outro com algumas coisas, um dia sem e um dia com. Ou até mesmo faça 1 semana, veja como for melhor dentro das suas possibilidades.

Publicidade

O importante é sair da zona de conforto, aprender sobre a alimentação vegana, sentir as facilidades, as dores e as delícias de decidir não comer mais animais e derivados.

Uma dica sensacional é começar a acrescentar vegetais na sua alimentação e pesquisar sobre produtos que você tem em casa, ler os rótulos dos produtos que você costuma comprar, para ver os que já são naturalmente sem nada de origem animal e estão presentes nos seus costumes.

Para fazer um mês vegano, o ideal é você aprender a fazer hambúrgueres vegetais, panquecas, pão de queijo, salgados, bolo sem leite, ovos ou manteiga. Uma dica fundamental, é congelar os hambúrgueres para comer como mistura ao longo do mês. 

Aqui no Visão do Corre, postamos diversos preparos sem nada de origem animal, e você vai encontrar desde pavê até bolinhos de arroz empanados com cerveja.

Publicidade

Invista no arroz e feijão, folhas verde-escura (couve, brócolis, rúcula), coma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, tomate, maracujá.

Para passar no pão você pode fazer pastas de grão-de-bico (homus), tomate grelhado com cebola, pasta de amendoim com geleia. Sem contar que se você não tem problema em consumir margarina, existem várias opções sem leite no mercado.

De uma coisa nós temos certeza, após se abrir para essa possibilidade, a sua forma de enxergar a alimentação, e consequentemente o veganismo, vai mudar completamente.

Faça disso uma experiência, um processo de aprendizagem e reflexão, pesquise sobre a exploração animal, sobre o abate de animais, assista documentários que mostram a realidade dos abatedouros como Dominion e Terráqueos.

Faça do seu janeiro, o que você sempre quis fazer. E lembre-se, você não é obrigado a nada.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações