A Grécia tem um enorme desafio pela frente se quiser que seu setor de turismo continue a crescer. E não tem nada a ver com transporte ou promoção. O problema é muito mais básico: emprego. Embora o setor movimente bilhões de euros, tenha um peso significativo no PIB nacional e o país tenha começado o ano com um aumento considerável de visitantes, os hotéis e restaurantes gregos veem a alta temporada se aproximar com funcionários esquálidos. O setor fala em 80.000 vagas, um grande vazio de mão de obra que se agravou ao longo dos anos.
A questão é... Como conciliar o aumento de turistas com a escassez de pessoal? E, acima de tudo, será a Grécia a ponta de lança que impulsiona o que pode acontecer em outros países?
Um setor em crescimento
Com a lembrança da COVID-19 e o lockdown da pandemia se tornando cada vez mais distantes, as coisas parecem boas no setor turístico grego. No ano passado, recebeu quase 36 milhões de visitantes estrangeiros, 3,2 milhões a mais do que em 2023. O número, de fato, marca um recorde histórico que se traduziu em 21,7 bilhões de euros, segundo o governo.
As previsões para este ano também não são ruins, o que é importante considerando o peso considerável do turismo na economia grega. O Banco Nacional estima que o crescimento será superior a 5%, com uma oferta cada vez mais ajustada sazonalmente. Por enquanto, o setor iniciou 2025 com um aumento de visitantes estrangeiros e receitas, e em Atenas espera-se um número recorde de visitantes no verão.
O ...
Matérias relacionadas
Um jogador do Steam Deck conectou ao dock do Switch 2, e — surpresa — funciona!