5 destinos para conhecer na Arábia Saudita, em 2026

De sítios arqueológicos às águas cristalinas do Mar Vernelho [...]

2 jan 2026 - 11h03

De sítios arqueológicos do século 1 a.C. ao litoral do Mar Vermelho, a Arábia Saudita quer atrair o turista brasileiro, em 2026.

Vizinho a destinos manjados, como Dubai, nos Emirados Árabes, esse país do Oriente Médio surpreende por seu perfil multifacetado, a começar pela capital Riad, com seus projetos arquitetônicos futuristas e variada agenda de eventos culturais e esportivos.

Publicidade

Dos sítios arqueológicos de Hegra às casas de pedra de coral da Jeddah histórica, das ruelas de tijolos de barro de Diriyah às palmeiras de Al-Ahsa, e da agitação de Riad à beleza tranquila do Mar Vermelho, cada destino reflete uma faceta diferente da Arábia Saudita.

Segundo dados do Ministério do Turismo local, no primeiro semestre de 2025, a Arábia Saudita recebeu 60,9 milhões de visitantes.

Mar Vermelho, na Arábia Saudita
Mar Vermelho, na Arábia Saudita
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

5 destinos para conhecer na Arábia Saudita

Mar Vermelho

Com ilhas de beleza surreal, lagoas turquesa e jardins de corais, o Mar Vermelho saudita se exibe como um dos últimos refúgios intocados do globo.

Publicidade

Um dos destaques pouco explorados do destino está a Ilha Shura, conhecida pela coleção de resorts que combinam design contemporâneo e cordialidade árabe.

Sob suas águas cristalinas está um dos sistemas de recifes de coral mais intocados do mundo, lar de uma vida marinha exuberante que mergulhadores e praticantes de snorkel podem explorar.

Piqueniques em ilhas particulares, passeios de barco ao pôr do sol e observação das estrelas sob um dos céus mais límpidos da Terra são outras atividades na região.

Riad, capital da Arábia Saudita
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Riad: o coração da Arábia Saudita

Porta de entrada para o futuro da Arábia Saudita, a capital combina legado histórico, inovação e celebração, em meio a arranha-céus que se erguem ao lado de marcos culturais.

Publicidade

É o principal centro de eventos e entretenimento da região, sediando grandes festivais como Riyadh Season, Soundstorm, Esports World Cup, WWE, entre outros.

Durante o dia, os visitantes podem explorar o Museu Nacional, passear pelo Palácio Histórico Al-Murabba ou descobrir os novos bairros de arte e design. À noite, a capital ganha vida com shows, restaurantes e experiências imersivas que vêm transformando a vibe urbana.

Nos arredores da cidade fica o Edge of the World, uma das vistas mais deslumbrantes da Arábia Saudita, com falésias que parecem se estender infinitamente até o horizonte.

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Diriyah e At-Turaif: berço de uma nação

Diriyah, berço da história da Arábia Saudita, fica nas proximidades de Riad e tem como ponto central At-Turaif, Patrimônio Mundial da Unesco conhecido pela tradicional arquitetura Najdi, palácios de tijolos de barro, vielas sinuosas e pátios onde se desenrolava o dia a dia nos primórdios do Primeiro Estado Saudita.

Publicidade

Os visitantes podem explorar as ruínas restauradas de At-Turaif e participar de eventos culturais que dão vida à história da Arábia Saudita sob as estrelas.

Jeddah

Cidade costeira que captura o espírito de abertura, criatividade e modernidade do país, conhecida pela energia cosmopolita e pelo Mar Vermelho.

Abriga uma estrada panorâmica ("corniche") que se estende por quilômetros ao longo de águas azul-turquesa, pontilhada por instalações de arte pública, resorts de luxo, cafés à beira-mar e calçadões animados que refletem o ritmo jovem da cidade.

No coração da cidade pulsa a Jeddah histórica, Patrimônio Mundial da Unesco com suas casas de pedra coral, varandas de madeira esculpidas e ruelas sinuosas.

Publicidade
AlUla, na Arábia Saudita
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

AlUla

Nessa espécie de museu vivo do patrimônio humano e da beleza natural, o epicentro é Hegra, primeiro local da Arábia Saudita classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, que concentra mais de uma centena de túmulos monumentais.

Datadas de mais de dois mil anos, essas construções foram esculpidas pelos nabateus (antigo povo árabe semita, conhecidos por formarem um próspero reino comercial centrado em Petra, na Jordânia).

O vale também revela camadas de história através de Dadan, outrora capital de reinos antigos, e Jabal Ikmah, conhecida como a biblioteca ao ar livre da Arábia Saudita, com inscrições que sussurram momentos do passado.

AlUla é também natureza, onde os visitantes podem fazer caminhadas por impressionantes cânions de arenito e sobrevoos de balão.

fonte: Autoridade de Turismo da Arábia Saudita (STA)

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se