Coisas da vida adulta independente: comprar tudo aquilo que antes não podia; chegar tarde em casa sem precisar avisar ninguém; passar o dia lavando louça; ter pets, plantas — ou os dois. Sobre esse último ponto, aliás, é cada vez mais comum ver millennials enchendo seus apartamentos de plantas, tanto por responsabilidade quanto por hobby.
No entanto, há um problema relacionado que quase ninguém comenta: a falta de luz nos apartamentos. Isso mesmo — quando você sai da casa dos seus pais e vai morar em um apartamento, especialmente nos primeiros que aluga, percebe que ter uma boa iluminação natural é, na verdade, um luxo. Em grandes condomínios, esse luxo quase nunca está disponível para os apartamentos térreos ou dos primeiros andares.
Como garantir luz para as plantas em ambientes com pouca luz solar?
A luz é um dos elementos mais importantes para o crescimento e a saúde das plantas. A quantidade e a qualidade da iluminação podem fazer toda a diferença entre uma planta prosperar ou murchar. Na verdade, não só a falta de luz, mas o excesso dela também pode prejudicar o desenvolvimento.
Isso acontece porque a luz é essencial para o processo de fotossíntese, uma reação química que ocorre em plantas, algas e certos tipos de bactérias quando expostos à luz solar. Nesse processo, a água e o dióxido de carbono se combinam para formar carboidratos — ou açúcares — e liberam oxigênio, fundamental para a vida de animais e plantas.
...
Veja também
Se suas plantas não recebem luz natural, existe uma forma simples e barata de resolver isso
Sete plantas que você pode plantar agora mesmo no seu jardim para manter os mosquitos afastados
Uma planta pouco conhecida que floresce o ano todo e requer manutenção mínima