Suzana Alves diz que dente quebrou por bruxismo; o que é e como tratar?

Ex-tiazinha tem passado por período conturbado após divórcio

7 jul 2025 - 20h46
(atualizado às 21h37)
Resumo
Suzana Alves revelou enfrentar desafios pessoais e problemas de saúde, incluindo um dente quebrado devido ao bruxismo, condição causada por fatores como estresse e tratada com abordagens personalizadas.
Suzana Alves relatou nas redes sociais como está sua vida pós-divórcio
Suzana Alves relatou nas redes sociais como está sua vida pós-divórcio
Foto: Reprodução/suzanaalvesoficial/Instagram

Suzana Alves, de 46 anos, vem relatando nas redes sociais os momentos difíceis que tem vivido em sua vida após o fim do casamento de 15 anos com o ex-tenista Flávio Saretta.

Além de uma crise financeira, a ex-Tiazinha passou por uma cirurgia de retirada de silicone e quebrou um dente devido ao bruxismo.

Publicidade

O bruxismo é uma atividade muscular involuntária dos músculos da mastigação. Sua principal característica é o ato de ranger ou apertar os dentes, o que pode ocorrer durante o sono (bruxismo do sono) ou durante o dia (bruxismo em vigília). 

A cirurgiã-dentista Mayara Oliveira explicou ao Terra que o bruxismo afeta pessoas de diferentes idades e tem inúmeras causas. Entre os principais fatores estão estresse, ansiedade, distúrbio do sono, má oclusão e, até mesmo, o uso de algumas medicações.

"Por se tratar de uma doença multifatorial, o tratamento deve ser personalizado de acordo com o perfil e os sintomas de cada paciente. A abordagem mais comum é o uso da placa oclusal, que se ajusta à altura e a forma do toque dos dentes", disse. 

A placa é um acessório removível que protege os músculos e as articulações da mandíbula do ranger dos dentes causados pelo bruxismo. "É possível também fazer o tratamento com intervenção ortodôntica, ou seja, fazendo o uso de aparelho ortodôntico", completou.

Publicidade

Em caso de desgastes excessivos, o paciente também pode optar por intervenções restauradoras dos dentes. Alguns pacientes podem usar terapia, práticas integrativas e medicação como parte do tratamento da condição.

"No caso do bruxismo de vigília, a aplicação da toxina botulínica pode ser usada para reduzir a hiperatividade da musculatura. Muitos pacientes não percebem que estão apertando os dentes durante o dia. Por isso, a conscientização e o acompanhamento profissional são fundamentais. Se não houver tratamento, o dente pode ser perdido", concluiu. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se