Patrocínio

Presente de Natal: avise seu amigo que tem mau hálito

Você pode ser sincero e encarar uma conversa ou apelar para um e-mail anônimo, o importante é ajudar quem você gosta a receber tratamento

25 dez 2015 - 08h00

Avisar um amigo que ele tem mau hálito é um ato de amor. Apesar de, ao mesmo tempo, ser constrangedor, a halitose traz com ela a fadiga olfativa, ou seja, a pessoa pode nem saber que tem o bafinho. Isso porque o cérebro trata de bloquear o odor que é constante, e a pessoa se acostuma com o cheiro e não o sente mais.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Halitose - ABHA -, 99% dos portadores de mau hálito disseram que queriam ter sido avisados antes. Para a especialista em halitose Ana Kolbe, normalmente, as pessoas não se ofendem por serem informadas. “Temos o relato de inúmeras pessoas que conviveram muitos anos com o problema sem saber, sendo descriminadas, e não tiveram tratamento pois desconheciam o fato de serem portadores de mau hálito”, afirma.

Publicidade

Para enfrentar o problema, a dica da psicóloga Marina Vasconcellos é ser sincero. “Geralmente aquele que é alertado para o problema procura rapidamente a solução, pois não é agradável saber que seu hálito incomoda o outro”, afirma Marina. Vale perguntar, como quem não quer nada, o que a pessoa comeu, pois está com um cheiro estranho na boca. Caso ele não entenda a insinuação, em outro dia, faça o comentário novamente, e pergunte se não é melhor marcar um horário no dentista para saber se está tudo certo.

Pesquisa mostra que 99% dos portadores de halitose gostariam de ter sido avisados antes
Pesquisa mostra que 99% dos portadores de halitose gostariam de ter sido avisados antes
Foto: Sebastian Gauert / Shutterstock

Mas, se você acha muito complicado encarar a situação de frente, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) oferece o serviço SOS Mau Hálito, que avisa, por meio de e-mail ou carta, a pessoa que sofre com o problema. Segundo a entidade, são enviadas, aproximadamente, 600 solicitações por mês. “Ao receber a carta ou e-mail da ABHA sobre o possível mau hálito, o destinatário recebe também uma lista de profissionais indicados pela Associação, que são especialistas no assunto”, diz Marcos Moura, diretor financeiro da ABHA.

SOS Mau Hálito 

Acesse www.abha.com.br  

Publicidade

Clique no "SOS Mau Hálito" 

Cadastre os dados de quem receberá a mensagem

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações