Jejum intermitente: existe horário ideal para se alimentar conforme o metabolismo

12 ago 2026 - 07h12
(atualizado às 07h13)

12 de agosto de 2026 (Bibliomed). Nos últimos anos, houve um aumento na popularidade da alimentação com restrição de tempo, também conhecida como jejum intermitente. Estudos anteriores mostram que seguir a alimentação com restrição de tempo pode melhorar certas áreas da saúde, incluindo a saúde metabólica. Pesquisa realizada na Universidade Nacional de Taiwan descobriu que o horário das refeições durante a alimentação com restrição de tempo e a duração da janela alimentar são importantes para os benefícios à saúde metabólica.

Jejum intermitente: existe horário ideal para se alimentar conforme o metabolismo
Jejum intermitente: existe horário ideal para se alimentar conforme o metabolismo
Foto: vetre/Evanto / Boa Saúde

Para este estudo, pesquisadores analisaram dados de saúde de 41 ensaios clínicos randomizados anteriores, incluindo mais de 2.200 participantes. Eles categorizaram os participantes que seguiram a dieta com restrição de tempo de acordo com o horário do dia em que se alimentavam — no início, no meio ou no final do dia, ou de acordo com a escolha do próprio participante — bem como a duração da janela alimentar diária, incluindo menos, mais de oito horas ou exatamente oito horas.

Publicidade

Ao final do estudo, os pesquisadores descobriram que os participantes que seguiram a alimentação com restrição de tempo no início e no meio do dia apresentaram melhores resultados, incluindo redução do peso corporal, circunferência da cintura, índice de massa corporal (IMC), massa gorda, pressão arterial sistólica e níveis de glicose em jejum (açúcar no sangue), em comparação com os participantes que se alimentaram no final do dia.

Segundo os autores, essas descobertas destacam que alinhar a ingestão de alimentos no início do dia, quando processos metabólicos como a sensibilidade à insulina são mais favoráveis, pode amplificar os benefícios da alimentação com restrição de tempo.

Os resultados sugerem que nem todos os padrões alimentares com restrição de tempo são iguais. Comer mais cedo parece conferir vantagens metabólicas mais amplas em comparação com adiar a ingestão de alimentos para mais tarde. Além disso, os pesquisadores descobriram que comer no final do dia, quando combinado com uma janela alimentar mais longa, foi o padrão alimentar menos eficaz para obter os maiores benefícios metabólicos.

Fonte: BMJ Medicine. DOI: 10.1136/bmjmed-2024-001071.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações