Fernanda Lima revelou no programa Saia Justa os desafios enfrentados com a menopausa, incluindo baixa libido e mudanças na vida pessoal e profissional, mas destacou que adotou novos hábitos e reposição hormonal para retomar vitalidade e projetos.
A apresentadora Fernanda Lima, de 48 anos, afirmou que a menopausa gerou uma queda na libido. A declaração foi dada durante participação no programa Saia Justa, do GNT.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
" A menopausa tirou toda a minha libido. Todo o meu tesão. Inclusive pela vida. Por um momento, eu fiquei, assim, achando tudo muito chato, muito cansativo. A coisa da névoa mental, sabe? Fiquei muito confusa", afirmou a apresentadora.
Conforme Fernanda Lima, as modificações hormonais mudaram não só a maneira como ela lidava com a vida íntima, mas também com o próprio trabalho. Ao longo dos anos, ela apresentou diversos programas na televisão aberta e em canais por assinatura --o mais famoso, talvez, seja o Amor & Sexo.
"Eu queria aproveitar, dançar muito, aprender as coisas. Mas comecei a viajar muito e tive que abrir um pouco mão das diversões da vida, das viagens com os amigos, dos finais de semana, de feriados [...] E direcionei toda a minha libido para o meu trabalho e para minha carreira. Quando vi, com muito prazer e muita satisfação, virei uma workaholic completa."
Segundo ela, essa 'obsessão hormonal' mexeu também com a sua maneira de maternar. Com Rodrigo Hilbert, com quem está desde 2004, ela tem três filhos: os gêmeos João e Francisco (17) e Maria Manoela (5).
"Toda a energia vital vai para os filhos. Porque é uma coisa de louco, né? Um negócio que te consome, que é delicioso, que é um prazer enorme. Estou com a minha menina de cinco anos. Às vezes, tenho que desencanar dela para jogar essa energia vital em outro lugar, porque senão eu fico só viciada nela. Acaba cansando, né?", admitiu Fernanda Lima.
Atualmente, ela considera que aprendeu a administrar essa questão em sua vida. O processo contemplou novos hábitos, como a reposição hormonal e a musculação.
"Estou, de novo, com tesão pela vida. Eu me reorganizei. Me conheci melhor nesse lugar. Aprendi a dormir melhor. Voltei a dormir, o que estava me atrapalhando muito. Comecei a malhar muito, puxar ferro — que era uma coisa que eu não fazia —, o que tá me ajudando também a criar essa energia de volta."
As mudanças de hábito fizeram tão bem que Fernanda Lima passou a retomar seus projetos pessoais.
"Eu tinha parado um pouco de trabalhar, então precisei criar alguma coisa. O movimento, sabe? Comecei a provocar essas coisas assim e, de repente, veio de novo uma luz. Comecei a inventar coisas novas."