Quem começa a treinar fica na ansiedade para ver resultados imediatos no corpo - incluindo o ganho de massa muscular. É bom saber que é preciso paciência e foco. Além de ter uma rotina de exercícios, é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável.
O personal trainer Marcelo Donice explica que o tempo para ver os resultados no ganho de massa muscular depende de vários fatores: intensidade do treino, o volume, a frequência, a alimentação e o sono.
"Você consegue, com boas estratégias, com treinos de 25 minutos, com alguns métodos de intensidade, como cluster set, drop set, bi-sets... Isso depende um pouco também da experiência do praticante, mas com treinos de 25 a 35 minutos você consegue boas intensidades para o aluno ganhar massa muscular", explica.
O que importa também é quantas vezes por semana o treino é executado. Segundo o especialista, se o aluno praticar de 25 a 35 minutos, de três a seis vezes por semana, já começa a ter bons resultados.
"Um iniciante já pode ter resultados expressivos ou visíveis de um a três meses e eu não digo somente de benefícios de ganho de massa muscular, mas como melhora no sono, na postura, na qualidade de vida, melhora na parte hormonal também", diz.
O tempo do treino e a combinação é o que vai indicar o ganho da massa muscular. "Então sempre priorizar uma sobrecarga ideal e uma sobrecarga progressiva, uma boa alimentação com um superávit calórico, rico em proteínas, o sono de 7 a 9 horas é o ideal e principalmente a regularidade", completa.
Portando, para ter resultados em pouco tempo, é importante:
- Frequência de 3 a 6 vezes na semana
- Treinos de 25 a 35 minutos
- Qualidade do sono
- Boa alimentação