URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Remédio reduz expansão do câncer de mama mais agressivo

13 jun 2016 - 09h58
(atualizado às 10h40)

Um grupo de pesquisadores do Cancer Research UK descobriu um medicamento que pode reduzir a expansão do tipo mais agressivo de câncer de mama, segundo publicou nesta segunda-feira a revista "Oncogene".

O composto conhecido como JQ1 altera a reação das células cancerígenas perante a falta de oxigênio, que se encontra presente em mais de 50% dos tumores
O composto conhecido como JQ1 altera a reação das células cancerígenas perante a falta de oxigênio, que se encontra presente em mais de 50% dos tumores
Foto: Doutíssima

O composto conhecido como JQ1 altera a reação das células cancerígenas perante a hipoxia, ou falta de oxigênio, um processo que se encontra presente em mais de 50% dos tumores e é mais comum nos cânceres de mama do tipo triplo negativo, o mais difícil de tratar.

Publicidade

Cientistas das universidades de Oxford e Nottingham (no centro da Inglaterra) concluíram em seu estudo que o JQ1 faz com que o tecido cancerígeno deixe de adaptar-se à carência de oxigênio, o que desacelera seu desenvolvimento.

O coautor da pesquisa, Alan McIntyre, afirmou que "o tratamento da hipoxia às vezes compromete o tratamento do câncer de mama e o JQ1 pode ser a chave para ajudar às pacientes desta doença".

Quando este tipo de tumor se acostuma aos níveis baixos de oxigênio, sua biologia se altera e se torna resistente a tratamentos comuns, razão pela qual este novo remédio poderia mudar a forma de combater este câncer, segundo os pesquisadores.

Nell Barrie, do Cancer Research UK, ressaltou que "o estudo mostra como funciona este fármaco", que "poderia ser uma forma de deter a expansão do câncer", embora ressalte que agora se deve examinar "a efetividade do JQ1 sobre os pacientes".

Publicidade
Câncer de mama tardio em mulheres jovens
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se