Anvisa determina recolhimento de fórmula infantil da Nestlé por excesso de selênio e iodo

12 fev 2026 - 15h06
(atualizado às 19h20)
Anvisa determinada recolhimento de fórmula Alfamino, da Nestlé
Anvisa determinada recolhimento de fórmula Alfamino, da Nestlé
Foto: Reprodução/Instagram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil Alfamino 400g, da marca Nestlé, após a identificação de níveis de selênio e iodo acima dos limites permitidos pela legislação sanitária.

A medida, publicada nesta quinta-feira (12/02), também estabelece a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso dos produtos envolvidos.

Publicidade

Lotes afetados

A decisão atinge os seguintes lotes da Alfamino 400 gramas:

50310017Y2

51060017Y1

50720017Y1

Publicidade

50710017Y4

50290017Y1

50280017Y2

43510017Y1

43480017Y2

43110017Y2

41730017Y2

Segundo a Anvisa, análises identificaram níveis de selênio em torno de 31,1 microgramas por 100 kcal e de iodo de aproximadamente 175,7 microgramas por 100 kcal. As quantidades estão acima do permitido para fórmulas destinadas a lactentes, bebês em fase de aleitamento, e crianças na primeira infância, até 5 anos.

Publicidade

Riscos do consumo em excesso

Selênio e iodo são nutrientes essenciais ao organismo. No entanto, para bebês e crianças pequenas, a margem entre a dose adequada e a potencialmente tóxica é estreita. O consumo acima do recomendado pode trazer riscos à saúde.

No caso do selênio, o excesso pode provocar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, irritabilidade e queda de cabelo.

Já a ingestão elevada de iodo pode causar baixo ganho de peso, hipotireoidismo, que é a produção insuficiente dos hormônios T3 e T4 pela glândula tireoide, e também hipertireoidismo, caracterizado pela produção excessiva desses hormônios. Alterações no metabolismo e no crescimento também podem ocorrer.

A Nestlé entrou em contato com a reportagem e enviou o seguinte comunicado:

"A Nestlé informa que, sobre a resolução publicada no Diário Oficial da União de hoje a respeito do recolhimento de alguns lotes da fórmula infantil ALFAMINO 400g, foi surpreendida pela publicação e que está em contato com a Anvisa para os devidos esclarecimentos.

Publicidade

Cumprindo recentes solicitações da autoridade em relação a suas fórmulas infantis, foram apresentados laudos de avaliação dos produtos. Ocorre que houve um erro de conversão na declaração da unidade de medida (mcg/kg em vez de mcg/100g) — onde consta Selênio 31,1 microgramas por 100 kcal e Iodo 175,7 microgramas por 100 kcal, a informação correta é Selênio 3,11 microgramas por 100 kcal e Iodo 17,57 microgramas por 100 kcal, parâmetros esses que estão em conformidade com a legislação.

A Nestlé reitera que seus produtos atendem estritamente a todos os parâmetros normativos estabelecidos e, portanto, são seguros para o consumo."

Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se