Saiba de uma vez por todas a quantidade correta dos produtos de skincare

Nem muito, nem pouco! Dermatologista explica o quanto usar de cada dermocosmético

21 mai 2021 - 21h32
Será que você está usando a quantidade correta?
Será que você está usando a quantidade correta?
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Criar uma rotina de skincare requer bastante atenção, especialmente na hora de escolher quais produtos você usará. Com uma variedade enorme nas prateleiras, é essencial consultar um(a) dermatologista, pois só ele(a) poderá prescrever os dermocosméticos ideais para o seu tipo de pele e suas necessidades. 

Após concluir esse passo, pensamos que todos os cuidados já foram feitos e agora basta mantê-los e curtir esse momento de autocuidado. Mas não é bem assim... Além de usar as fórmulas mais adequadas para o seu rosto, existe outra parte que requer uma recomendação: a quantidade de cada produto que será aplicada na face. 

Publicidade

Géis, sabonetes, cremes, séruns... Você sabia que cada um deles pede uma quantia específica por uso? Quem alerta para essa questão é a dermatologista Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). 

Nem muito, nem tão pouco! Tanto a abundância, quanta a falta trarão prejuízos à rotina: "usar em excesso pode causar irritação, alergia e até oclusão dos portos, o que leva à acne. Enquanto, usar menos quantidade que o necessário poderá não surtir efeito ou demorar mais para que o tratamento alcance os objetivos desejados", esclarece a médica.

Para te ajudar a usar a quantidade correta, confira as orientações de Adriana na relação abaixo! 

Shutterstock
Foto: Alto Astral
  • Hidratantes faciais: correspondente a uma moeda de 50 centavos
  • Cremes de tratamento: moeda de 10 centavos
  • Cremes para a região dos olhos: um grão de arroz por pálpebra
  • Sérum e produtos em gel: um grão de ervilha
  • Protetor solar: uma colher de chá por região
  • Solução adstringente/ água micelar: o suficiente para deixar o algodão úmido

Além do rosto, a dermatologista informa que os produtos utilizados no corpo também devem ser aplicador em uma quantia ideal. "O hidratante corporal, por exemplo, segue a medida de uma colher de sopa para cada perna, uma para os braços e para o tronco" conclui. 

Publicidade

Consultoria: Adriana Vilarinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se