Por que alguns cachorros comem grama?

Veterinária explica quando o comportamento é saudável e o momento de buscar ajuda

16 set 2025 - 04h59
Entenda por que alguns cachorros comem grama
Entenda por que alguns cachorros comem grama
Foto: Freepik

Quem nunca viu um cachorro mordiscando o mato do jardim ou tentando puxar graminha na rua? Para muitos tutores, a cena causa preocupação imediata: será que o animal está passando mal? Segundo a médica veterinária especializada em nutrição de cães, Simone Amado, esse comportamento, na maioria das vezes, é natural.

“Muita gente associa o cachorro querer grama como um sinal de que ele está passando mal ou com dor de barriga. Mas, na maioria das vezes, isso é um comportamento bastante normal deles. Tanto cães quanto gatos gostam de mordicar uma graminha, o cheirinho dá prazer para eles e, instintivamente, eles sabem que isso faz bem.”

Publicidade

Segundo a especialista, ao comer grama, o cão ingere fibras, o que pode ser positivo para o funcionamento do intestino. Por isso, não há motivo para alarme quando o comportamento é esporádico.

“É super normal que seu cachorro coma matinho, porque eles gostam. Mas, algumas vezes, isso pode significar um problema”, explicou ela em seu canal do Youtube.

Quando é preciso se preocupar?

O sinal de alerta deve acender quando o cão passa a procurar grama em excesso ou de forma compulsiva, principalmente se vomitar logo depois. “Nesses casos, pode ser que ele esteja tentando induzir o vômito porque sente algum desconforto gastrointestinal”, explica Simone.

Além disso, alterações nas fezes também devem ser observadas. “Quando elas saem com muita grama ou ficam muito pastosas, o cachorrinho pode estar com algum problema no intestino, estômago ou até com vermes. Nessa situação, só uma avaliação com o veterinário pode identificar a real causa.”

Publicidade

Ou seja, o tutor deve estar atento à frequência e às reações após o consumo da grama. Em casos isolados, trata-se apenas de um hábito natural; quando se torna frequente e acompanhado de sintomas, pode ser sinal de algo mais sério.

Melhor oferecer grama em casa

Outro ponto importante é a segurança. Deixar o animal mastigar plantas da rua pode ser arriscado, já que elas podem estar contaminadas por veneno para ratos, herbicidas ou até conter espécies tóxicas.

“Por ser saudável, dá para plantar em casa milho de pipoca, alpiste ou semente de trigo. Logo logo vai ter uma graminha ótima para o seu cachorro, sem riscos”, recomenda a veterinária.

Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se