Neste sábado (15), o Papa Leão XIV se encontrará com cerca de 30 atores e diretores de cinema no Palácio Apostólico. De acordo com o Vaticano, o objetivo do evento é explorar as possibilidades que a sétima artes oferece à missão da Igreja e à promoção dos valores humanos.
Papa Leão XIV se reúne com celebridades
No encontro, organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação e com os Museus Vaticanos, estarão nomes como Adam Scott e Cate Blanchett. Além dos atores, alguns produtores e diretores já confirmaram presença. Segundo o Vaticano, o pontífice poderá conhecer, por exemplo, Judd Apatow, Gianni Amelio e Stéphane Brizé.
As celebridades também terão acesso a uma videomensagem com títulos de produções consideradas relevantes para Leão XIV. O registro, portanto, apresentará trechos de 'A Felicidade Não se Compra' (1946), bem como momentos do longa 'A Noviça Rebelde' (1965) e de 'Gente Como a Gente' (1980).
"Amigos de longa data em sua Chicago natal contam que Robert Francis Prevost sempre amou ver filmes. Por isso, no Ano do Jubileu, o pontífice deseja aprofundar o diálogo com o mundo do cinema", afirmou a Santa Sé.
Encontros com artistas
O Vatican News informou que a ideia do evento foi inspirada nos encontros do Papa Francisco com representantes das artes visuais, em junho de 2023, e do humor, em junho de 2024. Ademais, ele visa dar continuidade ao Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, celebrado em fevereiro desde ano.
Focado em unir a sétima arte e a Igreja Católica, Leão XIV também se reuniu com o ator norte-americano Robert De Niro. Durante uma conversa breve, que ocorreu no início de novembro, o pontífice presenteou o vencedor do Oscar com um terço. Nas redes sociais, De Niro compartilhou registros do momento. Confira: