Desde muito cedo, os pais costumam incentivar os filhos a alcançar um bom desempenho acadêmico. E, segundo Theo Wolf — mentor do programa Spike Lab e colaborador do Lemann Program em Harvard —, há comportamentos comuns entre os pais de estudantes bem-sucedidos. Em entrevista à CNBC, ele revelou quais hábitos fazem diferença.
A forma como criamos os filhos, os valores transmitidos e as emoções que despertadas podem impactar diretamente o desempenho escolar. Certos hábitos, inclusive, podem ser decisivos para que alcancem a excelência acadêmica.
Wolf afirma já ter acompanhado diversos jovens que se tornaram adultos autoconfiantes, apaixonados por suas áreas de interesse, empreendedores, criadores de projetos complexos — e até alunos aceitos em instituições renomadas como Harvard, Princeton ou Stanford. Segundo ele, os hábitos dos pais têm papel fundamental nesse caminho.
1. Permitem o fracasso e a frustração
O estilo de criação adotado pelos pais pode influenciar diretamente o desempenho acadêmico dos filhos. Um erro comum entre muitos adultos hoje em dia é a superproteção, motivada pelo medo de que as crianças fracassem. No entanto, permitir que elas enfrentem situações difíceis e momentos de frustração é essencial para o desenvolvimento do caráter.
...
Veja também
Os cinco hábitos dos pais de alunos mais bem-sucedidos
9 dicas para acalmar as crianças na viagem de carro
Sou psicóloga e essas são as três frases que gostaria de ouvir todos os pais dizerem aos seus filhos