Na Itália, paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro

A operação durou nove horas e foi realizada no Hospital Internacional Paideia, em Roma

15 out 2022 - 19h28
Na Itália, paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro
Na Itália, paciente toca saxofone durante cirurgia no cérebro
Foto: Divulgação/Hospital Internacional Paideia

Um homem de 35 anos tocou saxofone enquanto passava por uma cirurgia no cérebro nesta semana em um hospital de Roma, na Itália. Identificado como GZ, o paciente estava sob cuidados da equipe médica do Hospital Internacional Paideia.

O procedimento cirúrgico, que tinha como objetivo a remoção de um tumor, levou nove horas até ser concluído. Em um comunicado oficial divulgado pelo hospital, o neurocirurgião Christian Brogna, responsável pelo procedimento, informou que o tumor foi completamente retirado, sem comprometer as funções neurológicas do paciente.

Publicidade

O médico falou, ainda, sobre os benefícios da realização de cirurgias cerebrais com o paciente acordado. “Cada cérebro é único, assim como cada pessoa. A cirurgia acordada permite mapear com extrema precisão, durante a cirurgia, as redes de neurônios referentes às várias funções cerebrais - como brincar, falar, mover-se, lembrar, contar", escreveu.

A operação realizada na Itália contou com uma equipe multidisciplinar de profissionais do mundo todo, segundo o Hospital Internacional Paideia.

“Cada cirurgia em vigília não só permite obter o máximo resultado em termos de remoção da patologia, como é uma verdadeira descoberta. Cada uma nos oferece uma janela para o funcionamento deste órgão fascinante, mas ainda misterioso em muitos aspectos, que é o cérebro”, apontou Brogna.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações